Ano de escolaridade:
4.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

Leitura

Prova/Ano escolar:
PIRLS | 2016
Palavras chave:
 
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à unidade de avaliação em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Texto 
Nível de complexidade cognitiva:
 
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Portugal - 11% / Internacional 18%
        Grau de dificuldade:
 
 
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Finalidade da leitura: Como experiência literária

Processos gerais de compreensão da leitura: Interpretar e relacionar ideias e informação.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

1 – Resposta válida

Indica que a galinha vermelha está no topo da hierarquia, ou que ela é a líder, ou que pensa que é a melhor.

Exemplos:

- É ela que está no topo da hierarquia.

- A galinha gosta de mandar.

- Ela não faz o que a Marta lhe pede, pois ela é que é a chefe.

- Quer mostrar que é melhor do que a Marta.

- Acha-se a melhor.

- A galinha vermelha pensa que, por ser a mais corajosa e forte, pode pregar partidas.

0 – Resposta não aceitável

Revela incompreensão relativamente às intenções da galinha vermelha. Dá uma resposta vaga ou sem relação com o texto, ou repete as palavras da pergunta.

Exemplos:

- A galinha não gosta de ir para o galinheiro.

- A galinha quer passar a noite fora do galinheiro.

- A galinha é maldosa.

- Não gosta da Marta.

- Não quer entrar no galinheiro.

- Não quer fazer o que a Marta lhe pede.

- Gosta que a Marta corra atrás dela.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:
 


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.