Ano de escolaridade:
4.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:

Leitura

Prova/Ano escolar:
PIRLS | 2016
Palavras chave:
 
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à unidade de avaliação em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Texto 
Nível de complexidade cognitiva:
 
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Portugal - 22% / Internacional 20%
        Grau de dificuldade:
 
 
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Finalidade da leitura: Como experiência literária

Processos gerais de compreensão da leitura: Analisar e avaliar conteúdos e elementos textuais.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

1 – Resposta válida

Revela compreender que (mesmo que a galinha vermelha desaparecesse) o padrão se manteria; os problemas da Marta não ficariam resolvidos; a galinha seguinte iria causar o mesmo problema; ou iria ter o mesmo comportamento.

Exemplos:

- O ciclo iria continuar e não valeria a pena deixar que a raposa apanhasse a galinha.

- Ele quer dizer que, mesmo que a galinha vermelha desaparecesse, a próxima galinha na hierarquia iria continuar a fazer a mesma coisa.

- Vai sempre haver uma galinha para aborrecer a Marta.

- Ele quer dizer que a galinha vermelha iria morrer e que a próxima galinha na hierarquia iria ser igual à galinha vermelha.

- A galinha seguinte na hierarquia ocuparia o lugar da galinha vermelha e faria a mesma coisa.

- Ele quer dizer que a próxima galinha vai fazer exatamente as mesmas coisas que a galinha vermelha.

- Os problemas da Marta não ficariam resolvidos.

0 – Resposta não aceitável

Pode ou não referir-se ao facto de outra galinha vir a substituir a galinha vermelha como líder, mas não revela compreender que o padrão se manteria.

Exemplos:

- A segunda galinha fica como chefe.

- Outra galinha fica a mandar.

- Ele quer dizer que quem fica a liderar é a próxima galinha na hierarquia.

- Se a galinha vermelha desaparecer, ficará outra como líder.

- A segunda galinha mais corajosa e forte fica no seu lugar.

- Ele quer dizer que a galinha vermelha vai desaparecer.

- Significa que nada vai mudar (demasiado vago).

- O pai vai pôr outra galinha a mandar.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:
 


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.