Ano de escolaridade:
2.º Ano
Disciplina/área curricular:
Educação Artística
 
Domínio/Tema:
Apropriação e reflexão / Interpretação e comunicação / Experimentação e criação
Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Educação Artística (27) | 2023
Palavras-chave:

planeamento; pintura; recorte; construção; cor; criatividade  

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF)

 

      

      

 

Características do Item
Tipologia:
Tarefa prática
Formato:
Exercício Individual
Tipo de suportes:

Tesoura; lápis de cor; canetas de feltro; folhas brancas A4 (tipo fotocópia); cola; fita adesiva de papel; folhas de papel de diferentes tipos; pincéis; tinta guache de várias cores.

Nível de complexidade cognitiva:

 

Nível 3 (superior) – criar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item:  Construir uma personagem a três dimensões escolhendo técnicas e materiais de acordo com uma dada intenção, pintar e recortar com precisão uma figura plana, usar a cor com intencionalidade para reinventar soluções ou criar imagens e explicar de forma clara os poderes especiais da personagem.

Aprendizagens Essenciais de Educação Artística: (Artes Visuais – p.7): Apropriação e reflexão  - Mobilizar a linguagem elementar das artes visuais (…).

(Artes Visuais – p.7/8):  Interpretação e comunicação - Dialogar sobre o que vê e sente, de modo a construir múltiplos discursos e leituras da(s) realidade(s).

Transformar os conhecimentos adquiridos em novos (…) objetos.

(Artes Visuais – p.8):  Experimentação e criação - Experimentar possibilidades expressivas dos materiais (…) adequando o seu uso a diferentes contextos e situações.

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos:

Pensamento crítico e pensamento criativo - As competências associadas a Pensamento crítico e pensamento criativo implicam que os alunos sejam capazes de desenvolver novas ideias e soluções, de forma imaginativa (…), aplicando-as a diferentes contextos e áreas de aprendizagem.

Saber científico, técnico e tecnológico - As competências associadas a Saber científico, técnico e tecnológico implicam que os alunos sejam capazes de adequar a ação de transformação e criação de produtos aos diferentes contextos (…)

Sensibilidade estética e artística - As competências associadas a Sensibilidade estética e artística implica que os alunos sejam capazes de experimentar processos próprios das diferentes formas de arte.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. A cada nível de desempenho corresponde um código, que não é convertível em pontos, mas identifica o referido grau de qualidade da resposta.

Exemplos

  • Escolher a técnica mais eficaz de entre materiais variados para construir uma personagem
  • Recortar com precisão utilizando uma tesoura uma figura plana, seguindo a linha de contorno.
  • Amarrotar, dobrar e/ou enrolhar várias folhas de papel ligando-as com fita cola de papel de modo a construir uma personagem que tenha três dimensões (que tenha altura, profundidade e largura).
  • Pintar a sua construção usando a cor para transmitir uma ideia com intencionalidade.
  • Explicar com pormenores os poderes especiais, descrevendo a sua personagem.
 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

 Exemplo de sequência de atividade

Propor a construção de uma personagem imaginada, um animal que é a junção de diferentes animais.

    A. Planeamento

  • Mostrar/disponibilizar materiais diversos: ser folhas de papel, casquilhos de rolos de papel, lãs, botões…)
  • Amarrotar folhas de papel, fazer rolos com folhas de papel, dobrar folhas de papel
  • Solicitar aos alunos que experimentem maneiras de organizar as folhas - que amarrotaram, enrolaram ou dobraram – e que utilizem alguns dos materiais disponíveis para construírem um animal imaginado.
  • Como juntar/colar/ligar todos os materiais organizados? Experimentar formas de juntar todos os elementos: colando, atando…. 

    B. Domínio Técnico

  • Desenhar formas numa folha de papel, com linhas retas, curvas, convexas/concavas
  • Colorir as formas com lápis de cor ou canetas de feltro
  • Recortar formas desenhadas seguindo os seus contornos
  • Colar as formas recortadas à construção/personagem planeada
  • Explicar que uma figura a três dimensões, é como se fosse um “boneco”, tem altura, largura e profundidade. Aguenta-se em pé sem se desmanchar.

    C. Criatividade

  • Conversar sobre as cores e que sensações podem elas transmitir: se estiver muito frio, qual a cor que uso? E se estiver muito calor? E se ma cor “fofa” e uma aterradora?
  • Pintar a personagem construída com a intenção de lhe conferir características: um animal pode ter pintas, ou riscas, pode ter o corpo coberto de escamas, ter braços de determinada cor e uma cauda de uma cor viva.
  • Pensar em poderes especiais da personagem criada, pensar onde vive, o que come, o que gosta de fazer, qual a sua principal ocupação.

Apresentar a sua construção à turma inventando um nome, pode ser a junção dos nomes animais escolhidos.

Os colegas podem fazer perguntas sobre a personagem à qual o aluno vai respondendo obedecendo aos critérios e argumentos que pensou.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.