Ano de escolaridade:
2.º Ano
Disciplina/área curricular:
Educação Artística
 
Domínio/Tema:

Apropriação e Reflexão/ Experimentação e criação

Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Educação Artística (27) | 2023
Palavras-chave:

sequência dançada; movimento; voz  

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF)

 

     

 

Características do Item
Tipologia:
Tarefa prática
Formato:
Exercício Individual
Tipo de suportes:

Áudio de uma música

Nível de complexidade cognitiva:

 

Nível 3 (superior) – criar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo da tarefa:  Construir uma sequência dançada, adequando os movimentos a um ambiente sonoro, movimentando-se pelo espaço, utilizando os níveis superior, médio e inferior, mobilizando diferentes partes do corpo e utilizar a voz para criar um som que o animal possa fazer de forma audível ligando-o ao movimento.

Aprendizagens Essenciais de Educação Artística: (Dança – p.9): Experimentação e Criação – Criar, de forma individual (…), pequenas sequências de movimento e/ou composições coreográficas a partir de dados concretos ou abstratos, em processos de improvisação.

(Dança – p.6): Apropriação e Reflexão – Distinguir diferentes possibilidades de movimentação do Corpo (…), níveis - superior, médio e inferior, (…).

(Música – p.7): Experimentação e Criação – Experimentar sons vocais (…) de forma a conhecer as potencialidades da voz como instrumento musical.

 

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos:

Sensibilidade estética e artística - As competências associadas a Sensibilidade estética e artística implica que os alunos sejam capazes de experimentar processos próprios das diferentes formas de arte.

Consciência e domínio do corpo - As competências associadas a Consciência e domínio do corpo implicam que os alunos sejam capazes de realizar atividades motoras, locomotoras, (…) nas diferentes circunstâncias vivenciadas na relação do seu próprio corpo com o espaço.

Linguagens e textos - As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de utilizar de modo proficiente diferentes linguagens (…), à música, às artes, (…).

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. A cada nível de desempenho corresponde um código, que não é convertível em pontos, mas identifica o referido grau de qualidade da resposta.

Exemplos:

  • Constrói uma sequência dançada, adequando os movimentos ao ambiente sonoro, fazendo movimentos que respeitem o andamento da música.
  • Movimenta-se pelo espaço envolvente, usando o nível superior - colocando-se em bicos de pés e/ou levantando os braços – o nível médio – fletindo os joelhos e /ou movimentando os braços ao nível do tronco – o nível inferior – baixando-se até ao nível do chão podendo chegar a rastejar. Movimenta a cabeça, os braços, as pernas, a anca e o tronco.
  • Cria um som que o animal possa fazer de forma que se consiga ouvir (alto) e ligando-o ao movimento, fazendo o som no final ou produzindo o som à medina que se desloca e movimenta.
 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

Exemplo de sequência de atividade

 

    A. Sequência dançada

  •  Realizar deslocações livremente pelo espaço, ao ritmo de palmas ou de um instrumento de percussão, com diferentes tempos (pulsação, velocidade, duração, longo/curto, rápido/sustentado), marcado pelo professor ou por um colega.
  • Cada passo, deslocação ou movimento corresponderá a um batimento
  • Procurar estruturas rítmicas de 4 tempos, depois de 8 tempos
  • Procurar o “um” ao ouvir uma melodia/música, para perceber a estrutura quaternária, ir batendo palmas para marcar ritmo.
  • Realizar cada movimento a cada batimento de palmas.

 

A turma explora os movimentos em conjunto, cada aluno explora os movimentos livremente.

   A. Espaço

 Realizar jogos de localização e orientação no espaço

  • Explorar diversa forma de deslocação (rastejar, de gatas, em pé, em bicos de pés…)
  • Movimentar o corpo livremente, explorando as articulações e as suas possibilidades
  • Jogar a exercícios de imitação (espelho, filas, colunas…)

 

O jogo pode ser realizado com ou sem o apoio de uma música

   B. Voz

  •  Explorar sons vocais – explorar onomatopeias de animais conhecidos – como faz o pato? E a rã? E a abelha?
  • Fazer o som de um animal conhecido e realizar um movimento com o corpo ao mesmo tempo
  • Explorar as potencialidades da voz, explorando diferentes intensidades, e duração das onomatopeias.
  • Inventar sons que animais menos familiares ou objetos possam fazer, imaginando soluções diversificadas

Propor aos alunos que individualmente ou em pequenos grupos, preparem uma apresentação em mostrem o que exploraram.

Uma sequência dançada, conjunto de movimentos, em que se devem deslocar pelo espaço, movimentando os braços, pernas, cabeça, pés. Explorando diferentes níveis: começando, por exemplo, com movimentos no chão e levantando-se até levantarem os braços acima da cabeça. No final de cada movimento devem usar a voz com a onomatopeia escolhida.

Depois de todos os alunos terem apresentado a sua sequência, pedir que um dos colegas faça uma apreciação da apresentação.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.