Ano de escolaridade:
2.º Ano
Disciplina/área curricular:
Educação Artística
 
Domínio/Tema:

Apropriação e Reflexão/ Experimentação e criação

Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Educação Artística (27) | 2023
Palavras-chave:

adereço; corpo; dança; xpressão   

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF)

 

     

 

Características do Item
Tipologia:
Tarefa prática
Formato:
Exercício em grupo
Tipo de suportes:

Adereço (toalha)

Nível de complexidade cognitiva:

 Nível 3 (superior) – criar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo da tarefa:  Criar uma viagem, utilizando um adereço (toalha/manta) como meio de transporte imaginário, recorrer à expressão corporal na ação de mastigar e saborear uma peça de fruta, fazer uma pose fotográfica com o grupo e fazer uma dança de agradecimento, usando todo o corpo expressando alegria.

Aprendizagens Essenciais de Educação Artística: (Expressão Dramática/Teatro – p.8): Experimentação e criação - Transformar objetos (adereços, …), (…) para obter efeitos distintos.

(Expressão Dramática/Teatro – p.7): Experimentação e criação - Explorar as possibilidades motoras e expressivas do corpo em diferentes atividades (…).

(Expressão Dramática/Teatro – p.7): Experimentação e criação - Explorar as possibilidades motoras e expressivas do corpo em diferentes atividades (…).

(Dança – p.6/7): Apropriação e reflexão - Utilizar movimentos do Corpo com diferentes Relações: entre os diversos elementos do movimento, (…).

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos:

Linguagens e textos - As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de utilizar de modo proficiente diferentes linguagens (…) às artes, (…).

Consciência e domínio do corpo - As competências associadas a Consciência e domínio do corpo implicam que os alunos sejam capazes de realizar atividades motoras, (…), integradas nas diferentes circunstâncias vivenciadas na relação do seu próprio corpo (…).

Pensamento crítico e pensamento criativo - As competências associadas a Pensamento crítico e pensamento criativo implicam que os alunos sejam capazes de desenvolver novas ideias e soluções, de forma imaginativa (…), aplicando-as a diferentes contextos e áreas de aprendizagem.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. A cada nível de desempenho corresponde um código, que não é convertível em pontos, mas identifica o referido grau de qualidade da resposta.

Exemplos:  

  • Cria uma viagem usando uma toalha como adereço como meio de transporte imaginário, em situação de jogo dramático, recorrendo a movimentos e expressões corporais para comunicar o que vê e sente.
  • Expressa recorrendo a gestos “segurando” numa peça de fruta imaginária, mordendo-a e mostrando através da expressão corporal que está a mastigar e saborear a peça de fruta, fechando os olhos por exemplo.
  • Faz uma posição em estátua, interagindo com o grupo, “fingindo” que está a pousar para uma fotografia.
  • Dança de forma livre, recorrendo à expressão corporal para mostrar alegria, rindo, gesticulando, movimentando todas as partes do corpo: braços, pernas, cabeça e tronco.
 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

 Exemplo de sequência de atividade

 

  1. Viagem e adereço
  • Realizar jogos dramáticos em que os alunos tenham de percorrer um percurso: rastejar por um espaço muito apertado, pular de pedra em pedra para não caírem dentro de água, sentar-se num autocarro imaginário e olhar para a paisagem, observar e cheirar uma flor…
  • Recorrer a adereços imprimindo-lhes características diferentes das habituais: um lenço poder ser uma bandeira, uma toalha pode ser um barco, uma caixa pode ser um fogão ou um camião.
  • Realizar um percurso imaginado em o aluno use um adereço como meio de transporte imaginário

   

   B. Corpo

  • Realizar jogos dramáticos em que os alunos mimem situações do dia a dia: escovar os dentes; tomar banho, comer uma peça de fruta…
  • Explorar expressões faciais em espelho com um colega: que “cara” fazemos quando provamos limão? E um gelado de baunilha? E se for peixe cozido? ….
  • Solicitar aos alunos que realizem movimentos variados, quando ouvirem uma palma devem ficar em posição de estátua.

   

   C. Dança

  • Movimentar-se livremente pelo espaço: como se andassem em cima das nuvens, sobre areia muito quente, escorregassem sobre neve muito lisa e fofa, fossem uma pena e voassem livremente com o vento (mais suave ou mais forte).
  • Realizar os mesmos movimentos, mas agora exprimindo diferentes emoções: triste, contente, zangado, alegre.

Apresentação, em pequenos grupos, uma viagem à turma – em que o grupo tenha que usar um adereço como meio de transporte, preparar um lanche onde todos provém uma fruta nova, e no final dançarem livremente, devem terminar a apresentação na posição de estátua ao sinal do professor.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.