Ano de escolaridade:
2.º Ano
Disciplina/área curricular:
Educação Artística
 
Domínio/Tema:

Interpretação e comunicação / Experimentação e criação

Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Educação Artística (27) | 2023
Palavras-chave:

voz; ritmo; improvisação

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF)

 

     

 

Características do Item
Tipologia:
Tarefa prática
Formato:
Exercício Individual
Tipo de suportes:

Áudio de uma música

Nível de complexidade cognitiva:

Nível 2 (médio) – interpretar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo da tarefa:  Utilizar a voz para reproduzir palavras, seguindo o modelo, respeitando a entoação e o ritmo e improvisar um ritmo, com um instrumento musical, respeitando o andamento da música.

Aprendizagens Essenciais de Educação Artística: (Música – p.7): Interpretação e comunicação - Interpretar rimas, (…), usando a voz (cantada ou falada) com diferentes intencionalidades expressivas.

(Música – p.7/8): Interpretação e comunicação - Cantar, a solo (…), canções com características musicais e culturais diversificadas, (…).

(2ºano – p.7): Experimentação e criação - Improvisar, a solo (…), pequenas sequências melódicas, rítmicas ou harmónicas a partir de ideias musicais (...).  Compreender o sentido de textos com características narrativas.

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos:

Linguagens e textos - As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de aplicar estas linguagens de modo adequado aos diferentes contextos de comunicação, (…).

Pensamento crítico e pensamento criativo - As competências associadas a Pensamento crítico e pensamento criativo implicam que os alunos sejam capazes de convocar diferentes conhecimentos (…).

Sensibilidade estética e artística (C) - As competências associadas a Sensibilidade estética e artística implica que os alunos sejam capazes de experimentar processos próprios das diferentes formas de arte.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. A cada nível de desempenho corresponde um código, que não é convertível em pontos, mas identifica o referido grau de qualidade da resposta.

Exemplos:  

  • Utiliza a voz reproduzindo as palavras que ouve seguindo o modelo.
  • Respeita a entoação e o ritmo.
  • Improvisa um ritmo, tocando no instrumento musical, de acordo com o andamento da música.
 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

 Exemplo de sequência de atividade

 

  1. Voz
  • Apresentar várias lengalengas aos alunos
  • Repetir uma das lengalengas até que todos a saibam de cor
  • Dizer a lengalenga com diferentes intensidades expressivas: muito cansado, com sono, eufórico, sussurrando…

Apresentação da história à turma - pelo professor, ou por um grupo de alunos, sob a forma de um enigma, selecionando informações essenciais da história. A apresentação é feita acompanhada das imagens relativas a cada personagem e situação.

 

   B. Entoação e Ritmo

  • Pedir a um aluno que diga a lengalenga aprendida ao mesmo tempo que marca um ritmo num instrumento musical de altura indefinida
  • Os colegas repetem a lengalenga com a mesma entoação e ritmo
  • Outros alunos apresentam a lengalenga com entoações diferentes e ritmos para que os colegas as repitam

 

   C. Improvisação

  • Tocar livremente com instrumentos de altura indefinida: tamborins, clavas, caixa-chinesa, ou instrumentos não convencionais: garrafas de plástico, pedras, caixas de sapatos…
  • Criar ritmos diversos
  • Mostrar aos colegas o ritmo explorado fazendo que todos o repitam

Cada aluno prepara uma apresentação com a lengalenga explorada, em que a diz com uma determinada entoação acompanhando a sua apresentação tocando com o instrumento explorado.

O exercício pode ser realizado a pares ou em pequenos grupos.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.