Ano de escolaridade:
2.º Ano
Disciplina/área curricular:
Educação Artística
 
Domínio/Tema:

Apropriação e reflexão / Interpretação e comunicação / Experimentação e criação

Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Educação Artística (27) | 2024
Palavras-chave:

cantar; expressão; improvisação; movimento            

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF)

     

 

Características do Item
Tipologia:
Tarefa prática
Formato:
Exercício em Grupo
Tipo de suportes:

Base musical e letra

Nível de complexidade cognitiva:

Nível 1 (inferior) – reproduzir

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo da tarefa: Cantar uma canção de forma afinada, entoar a letra transformando a voz, improvisar uma sequência rítmica tocando num instrumento musical não convencional (caixa de cartão) e movimentar o corpo de acordo com o ritmo.

Aprendizagens Essenciais de Educação Artística: (Música – p.7): Interpretação e comunicação - Interpretar rimas, (…), usando a voz (…).

(Música – p.7/8): Interpretação e comunicação - Cantar, (…), canções com características musicais e culturais diversificadas, demonstrando progressivamente qualidades técnicas e expressivas.

(Expressão Dramática/Teatro – p.6): Apropriação e Reflexão - Reconhecer diferentes formas de um ator usar a voz (altura, ritmo, intensidade) (…).

(Dança – p.9): Experimentação e criação - Construir, de forma individual (…), sequências dançadas/pequenas coreografias a partir de estímulos vários (…).

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos:

Saber científico, técnico e tecnológico - As competências associadas a Saber científico, técnico e tecnológico implicam que os alunos sejam capazes de executar operações técnicas, (…), para atingir um objetivo (…).

Linguagens e textos - As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades de expressão (…).

Sensibilidade estética e artística - As competências associadas a Sensibilidade estética e artística implica que os alunos sejam capazes de experimentar processos próprios das diferentes formas de arte.

Pensamento crítico e pensamento criativo - As competências associadas a Pensamento crítico e pensamento criativo implicam que os alunos sejam capazes de desenvolver novas ideias e soluções, de forma imaginativa (…), aplicando-as a diferentes contextos e áreas de aprendizagem.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. A cada nível de desempenho corresponde um código, que não é convertível em pontos, mas identifica o referido grau de qualidade da resposta.

Exemplos

  • Canta com afinação a melodia, cantando a notas no tom do modelo.
  • Entoa/diz o texto transformando a sua voz, diferente a habitual imprimindo-lhe outras características.
  • Improvisa uma sequência rítmica, tocando num instrumento musical não convencional, fazendo batimentos curtos e longos, de acordo com o andamento de uma música.
  • Movimenta o corpo de acordo com o ritmo da música, marcando o ritmo com o movimento do corpo.

         

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

 Exemplo de sequência de atividade

  1. Cantar
  • Ouvir uma música, escutando-a, com uma letra simples, por exemplo do cancioneiro tradicional.
  • Cantar tentando igualar as notas que se ouvem.

 

  1. Expressão
  • Realizar jogos dramáticos em que os alunos experimentem dizer um texto, pode ser a letra de uma canção, entoando-o de formas diferentes: lento, rápido, como se estivesse cansado, com uma voz rouca…
  • Pensar numa personagem e na forma como ela poderá falar, entoar o texto interpretando: por exemplo se for uma fada poderá ter uma voz muito suave, quase sussurrada e aguda.

 

  1. Improvisação
  • Fazer batimentos, em determinado tempo, por exemplo 4/4:
  • Bater palmas “1 e 2 e 3 3 4 e” (palmas no 1 e no 3);
  • Bate com os pés no chão no 2 e no 4.
  • Fazer batimentos forte e fraco no ritmo, alternando o volume ou a intensidade de cada batida (podem ser batimentos corporais, num instrumento musical de altura indefinida (percussão) ou num instrumento musical não convencional (caixas, garrafas, duas pedras).

 

  1. Movimento
  • Escutar uma música marcando o ritmo com palmas.
  • Movimentar-se pelo espaço ao som de uma música, marcando o ritmo com cada passo.
  • Marcar o ritmo de uma música com movimentos corporais: fletir os joelhos e depois esticando-os, levantar os braços ou abanando o corpo da esquerda para a direita de trás para a frente.

Selecionar uma canção.

Cantar a canção em grupo, marcando o ritmo.

Tocar em instrumentos musicais de altura indefinida (convencionais ou não convencionais), improvisando sequências rítmicas, em grupo e individualmente.

Preparar a uma apresentação em que os alunos cantem uma melodia, e nas partes instrumentais da música toquem sequências rítmicas em instrumentos musicais.

Os alunos também podem criar uma música de raiz, letra e ritmo. Tocando e cantando para os colegas.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.