Ano de escolaridade:
2.º Ano
Disciplina/área curricular:
Educação Artística
 
Domínio/Tema:

Apropriação e reflexão / Interpretação e comunicação / Experimentação e criação

Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Educação Artística (27) | 2024
Palavras-chave:

cantar; expressão; improvisação; movimento

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF)

     

 

Características do Item
Tipologia:
Tarefa prática
Formato:
Exercício individual
Tipo de suportes:

Vassoura e música

Nível de complexidade cognitiva:

Nível 2 (médio) – interpretar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo da tarefa: Cantar uma canção de forma afinada, entoar a letra transformando a voz, improvisar uma sequência rítmica tocando num instrumento musical não convencional (caixa de cartão) e movimentar o corpo de acordo com o ritmo.

Aprendizagens Essenciais de Educação Artística: (Dança – p.6): Apropriação e Reflexão - Distinguir (…) diferentes formas de ocupar/evoluir no Espaço ((…), utilizando trajetórias - curvilíneas e retilíneas, direções - frente, trás, (…).

(Dança – p.8): Interpretação e comunicação - Interpretar o seu papel coreográfico, (…), através de um desempenho expressivo-formal, (…), pela adequação (…) e a expressividade inerente à interpretação.

(Música – p.7): Interpretação e comunicação - Realizar sequências de movimentos corporais em contextos musicais diferenciados.

(Expressão Dramática/Teatro – p.8): Experimentação e Criação - Construir personagens, em situações distintas e com diferentes finalidades.

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos:

Saber científico, técnico e tecnológico - As competências associadas a Saber científico, técnico e tecnológico implicam que os alunos sejam capazes de executar operações técnicas, (…), para atingir um objetivo (…) ou intenção expressa.

Pensamento crítico e pensamento criativo - As competências associadas a Pensamento crítico e pensamento criativo implicam que os alunos sejam capazes de desenvolver novas ideias e soluções, de forma imaginativa (…), aplicando-as a diferentes contextos e áreas de aprendizagem.

Consciência e domínio do corpo - As competências associadas a Consciência e domínio do corpo implicam que os alunos sejam capazes de realizar atividades motoras, (…), integradas nas diferentes circunstâncias vivenciadas na relação do seu próprio corpo com o espaço.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. A cada nível de desempenho corresponde um código, que não é convertível em pontos, mas identifica o referido grau de qualidade da resposta.

Exemplos:  

    • Desloca-se pelo espaço com trajetórias curvilíneas, com movimentos para a frente-trás – avançando e recuando.

  • Movimenta o adereço, enquanto o usa para caracterizar a personagem ou como auxiliar do movimento corporal.
  • Adequa os movimentos do corpo ao andamento da música, movimentando-se mais devagar ou mais depressa.
  • Constrói uma personagem percebendo-se que a expressão corporal e facial se transformam.
 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

 Exemplo de sequência de atividade

  1. Espaço
  • Realizar jogos sobre ocupação e evolução no espaço: num espaço amplo, dizer aos alunos para ocuparem todo o espaço disponível, formar linhas (alunos lado a lado), formar filas.
  • Andar pelo espaço, em fila, com as mãos nos ombros do colega da frente, como se fossem uma lagarta, deslocando-se em linha reta, em ziguezague, em curva.

 

  1. Adereço
  • Realizar jogos com diferentes objetos – um chapéu de chuva, um balão, um lenço.
  • Pedir que explorem formas de se deslocarem com os diferentes objetos: por exemplo, com o balão movimentar-se pelo espaço batendo suavemente no balão sem o deixar cair.
  1. Dança
  • Ouvir uma música, de preferência com vários andamentos.
  • Pedir aos alunos que imaginem que são uma planta, sem movimentarem os pés do chão, devem baloiçar o corpo como se o vento os fizesse mexer. Reforçando que se o andamento for lento o nosso corpo baloiça suavemente, se o andamento for rápido, o nosso corpo deve baloiçar com maior velocidade.

 

  1. Personagem
  • Pedir aos alunos que enumerem algumas personagens do seu imaginário. Podem ser seres misteriosos, profissões, animais, ou personagens das histórias.
  • Criar uma dessas personagens, a sua forma de andar e de falar.
  • Em jogo dramático, os colegas podem tentar adivinhar qual a personagem representada pelo colega.

Num espaço amplo, com um objeto, uma vassoura ou um lenço. Selecionar uma música.

Com os alunos ocupando o espaço disponível, espalhados pelo espaço. Entregar um objeto a um aluno. Pedir que os restantes colegas sugiram uma personagem.

Quando a música começar a tocar, o aluno que tem o objeto na sua posse, movimenta-se entre os colegas interpretando a personagem sugerida. O aluno pode escolher outro colega para que seja este a interpretar uma nova personagem.

Em alternativa a turma pode formar duas linhas, uma em frente à outra, entregar um objeto a um dos alunos, que deve percorrer o espaço entre a sua linha e a linha da frente interpretando a personagem criada ou sugerida. A música, pode se executada pelos restantes colegas que com batimentos corporais marcam o ritmo.

No Final podem fazer uma reflexão sobre o exercício.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.