Ano de escolaridade:
2.º ano
Disciplina/área curricular:
Estudo do Meio
 
Domínio/Tema:

Sociedade / Natureza / Tecnologia

Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Matemática e Estudo do Meio (26) | 2022
Palavras-chave:
Itinerários
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de Construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Imagem
Nível de complexidade cognitiva*:
Nível 2
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade*:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Elaborar um itinerário numa planta e localizar um ponto.

Aprendizagens Essenciais (2.º ano):

Desenhar mapas e itinerários simples de espaços do seu quotidiano, utilizando símbolos, cores ou imagens na identificação de elementos de referência.

Área de Competências do Perfil dos Alunos: Consciência e domínio do corpo.

As competências associadas à consciência e domínio do corpo implicam que os alunos sejam capazes de dominar a capacidade percetivo-motora (direccionalidade e estruturação espacial).

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Proporcionar oportunidades de os alunos usarem e elaborarem itinerários na sala de aula e no recreio. Poderá ser necessária alguma orientação relativamente à colocação de mesas ou outros objetos. Desenvolver a criatividade dos alunos através da solicitação para que criem itinerários (com unidades de medida não convencionais) e para que deem instruções de modo a que um colega complete o itinerário.

Reforçar expressões como “virar um quarto de volta”, “virar meia volta”, “uma volta completa”, “à esquerda” e “à direita” em contextos práticos (como os referidos anteriormente).

Representar a planta da escola e do meio envolvente e o itinerário entre a casa e a escola. Dentro deste contexto, poderá ser útil usar o Google Maps ou o Google Earth para verificar as construções efetuadas ou para ajudar na construção das plantas.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.