Ano de escolaridade:
2.º ano
Disciplina/área curricular:
Estudo do Meio
 
Domínio/Tema:
Natureza
Prova/Ano escolar:
Instrumento de Aferição Amostral de Português e Estudo do Meio (25) | 2021
Palavras-chave:
natureza; ambiente; sustentabilidade; insetos; biodiversidade
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta curta
Tipo de suportes:
Texto não literário (Texto informativo)
Nível de complexidade cognitiva*:
Nível 3 (superior) – inferência; extrapolação
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade*:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Identificar atitudes humanas responsáveis que contribuem para a preservação das joaninhas.

Aprendizagens Essenciais | Estudo do Meio (2ºano – p.6): Natureza -  Refletir sobre comportamentos e atitudes, vivenciados ou observados, que concorrem para o bem-estar físico e psicológico, individual e coletivo.

Áreas de Competências do Perfil dos Alunos: Pensamento crítico e pensamento criativo - As competências associadas a Pensamento crítico e pensamento criativo implicam que os alunos sejam capazes de:
• pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, experiências ou ideias, […] .

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. A cada nível de desempenho corresponde um código, que não é convertível em pontos, mas identifica o referido grau de qualidade da resposta. Alguns descritores de desempenho são acompanhados de exemplos de respostas. Os erros de expressão escrita não são considerados.

A resposta é considerada correta se apresenta, de forma clara, duas ações que podem contribuir para aumentar a presença das joaninhas nas hortas e nos jardins.

A resposta é considerada parcialmente correta se apresenta, de forma vaga ou imprecisa, duas ações que podem contribuir para aumentar a presença das joaninhas nas hortas e nos jardins.

A resposta é igualmente considerada parcialmente correta se apresenta, de forma clara, uma ação que pode contribuir para aumentar a presença das joaninhas nas hortas e nos jardins, mas não apresenta outra ação, ou apresenta-a de forma vaga ou imprecisa.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Promover estratégias que desenvolvam o pensamento crítico e analítico dos alunos, incidindo em:

- realização de assembleias de turma para discussão, entre outros assuntos, de aspetos da cidadania;

- organização de debates que requeiram a formulação de opiniões e a respetiva fundamentação; - exposição de razões que sustentam afirmações;

- identificação e avaliação da plausibilidade das razões que sustentam uma afirmação;

- realização de jogos, jogos de papéis e simulações;

- problematização de situações.

                                                                                             (AE de Estudo do Meio, 2º ano, 2018)

 

Esta sequência de tarefas pretende consciencializar os alunos para a diversidade do ambiente que os rodeia e desenvolver competências essenciais à participação ativa numa sociedade democrática. A partilha de conhecimentos prévios sobre o tema e a promoção da reflexão e do debate potencia o desenvolvimento de atitudes responsáveis e interventivas na preservação do meio ambiente, e, ainda, o espírito crítico e criativo dos alunos deste nível de escolaridade.

 

Exemplo de sequência de atividade

  • Informar que existe um Dia Internacional da Biodiversidade que é celebrado no dia 22 de maio.
  • Questionar os alunos sobre o significado de Biodiversidade e aferir os posicionamentos face ao facto da existência de um dia internacional (O professor deve registar em simultâneo as opiniões/ideias dos alunos).
  • A partir do que foi dito, explicar o conceito de Biodiversidade. - A palavra biodiversidade é uma junção de duas palavras: biológico e diversidade. Significa o conjunto de todas as espécies de plantas, animais, microrganismos (como as bactérias) e outros seres vivos. Também inclui o papel e a relação entre estes diferentes elementos.
  • Visionar e comentar o vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=uYJVqLiFXgo
  • (Caso o tema das ameaças à biodiversidade não surja das participações dos alunos, o professor deverá conduzir a discussão para esta problemática. Promover o debate entre os alunos a partir de afirmações - umas falsas outras verdadeiras, como por exemplo: Se houver muitos animais, não conseguiremos viver; Se houver muita variedade de animais, melhor será para o Homem; Precisamos muito dos insetos; O Homem é uma ameaça para os outros seres vivos…)
  • Solicitar a cada aluno um compromisso que queira assumir daqui para a frente como forma de proteger a biodiversidade da nossa região/planeta.
  • Partilhar em voz alta, à vez, o compromisso que cada pessoa assume e ir registando os vários compromissos num documento. Este documento poderá ser o nosso Plano de Ação pela Proteção da Biodiversidade de Turma e pode ir sendo avaliado ao longo do tempo em reuniões de assembleias de turma.
  • Fazer um pequeno poster digital com o Plano de Ação pela Proteção da Biodiversidade de Turma que possa ser partilhado com os alunos e alunas e também com o resto da comunidade escolar.
  • Lançar o momento de trabalho de projeto. Preencher uma folha de registo coletivo contemplando: O que já sabemos sobre o tema? O que gostaríamos de saber mais? Onde poderão procurar a informação? Quem faz? Quando apresentamos?
  • Explicar o que se pretende com esse tipo de trabalho.

Outros recursos: http://www.dge.mec.pt/noticias/referencial-de-educacao-para-o-bem-estar-animal-educacao-pre-pscolar-ensino-basico-1o-2o-e


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.