Ano de escolaridade:
2.º ano
Disciplina/área curricular:
Estudo do Meio
 
Domínio/Tema:
Natureza
Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Português e Estudo do Meio (25) | 2022
Palavras-chave:

segurança; medidas de prevenção; sociedade; regras

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Completamento por seleção
Tipo de suportes:
Imagem
Nível de complexidade cognitiva*:
Nível 1 (inferior) - identificar; conhecer
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade*:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Identificar sinalética que contribui para a segurança individual e coletiva.

Aprendizagens Essenciais de Estudo do Meio (1º ano – p.6) - Identificar situações e comportamentos de risco para a saúde e segurança individual e coletiva em diversos contextos – casa, rua, escola e meio aquático - e propor medidas de proteção adequadas; (2º ano – p.8): Identificar situações e comportamentos de risco para a saúde e a segurança individual e coletiva, propondo medidas de prevenção e proteção adequadas.

Áreas de Competências do Perfil dos Alunos: Informação e comunicação - «colaborar em diferentes contextos comunicativos, de forma adequada e segura, utilizando diferentes tipos de ferramentas (analógicas e digitais), com base nas regras de conduta próprias de cada ambiente.»

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Realizar atividades que capacitem os alunos de conhecimentos e competências essenciais a uma atitude responsável face à segurança e aos riscos, promovendo uma cidadania ativa.

«Promover estratégias que envolvam a criatividade dos alunos: criação de um objeto, texto simples ou solução face a um desafio» (AE de Estudo do Meio – 2.º ano, P.5)

«Promover estratégias que induzam: posicionamento perante situações dilemáticas de ajuda a outros e de proteção de si.» (AE de Estudo do Meio – 1.º ano, P.9)

 

Exemplo de sequência de atividade:

1.ª etapa - Organizar uma visita a um espaço público na zona envolvente da escola, com o objetivo de «Caçar sinais»;

2.ª etapa – Solicitar aos alunos o registo (gráfico ou descritivo) dos sinais visualizados, prevendo um momento de partilha dos registos efetuados;

3.ª etapa - Orquestrar um debate sobre a sinalética visualizada (além dos sinais captados pelos alunos, sua função comunicativa/cor, podendo vir à discussão situações de risco detetadas); Nota: estabelecer conexões matemáticas com a geometria, associando a forma dos sinais à sua função;

4.ª etapa – Constituir grupos para identificação de eventuais situações de risco na escola (em vários espaços) e definir regras mais ajustadas a cada situação;

5.ª etapa – Criar sinalética para as situações identificadas;

6.ª etapa – Preparar e operacionalizar comunicação às outras salas sobre a identificação dos riscos e a fundamentação para a afixação da sinalética.

 

Para além da tarefa:

– Convidar Agentes de Segurança e Proteção Civil (Bombeiros, Polícia, Proteção Civil) para a dinamização de ações de sensibilização sobre a temática «Segurança e Proteção Civil» ou «Outros riscos», na escola;

- Envolver Pais e Encarregados de Educação no planeamento e construção de sinalética;

- Analisar o Plano de Prevenção e Emergência da Escola e mapear a sinalética existente;

- Tornar rotineiros os procedimentos de autoproteção e o treino do Plano de Evacuação da Escola.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.