Ano de escolaridade:
2.º ano
Disciplina/área curricular:
Estudo do Meio
 
Domínio/Tema:
Natureza
Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Português e Estudo do Meio (25) | 2023
Palavras-chave:

animais; características físicas; observação; seres vivos

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova Digital):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla complexa
Tipo de suportes:
Imagem
Nível de complexidade cognitiva*:
Nível 1 (inferior) - conhecer; reproduzir
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade*:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Identificar características físicas de um esquilo observáveis em duas imagens.

Aprendizagens Essenciais (1ºano – p.7 Estudo do Meio):

Natureza - Reconhecer a existência de diversidade entre seres vivos de grupos diferentes (…);

(2ºano – p.7 Estudo do Meio):

Natureza - Categorizar os seres vivos de acordo com semelhanças e diferenças observáveis (animais, tipos de: revestimento, alimentação, locomoção e reprodução (…). Relacionar as características dos seres vivos, com o seu habitat.

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos:

Linguagens e Textos  -  As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão […] nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal;  Pensamento crítico  pensamento criativo - As competências associadas a Pensamento crítico e pensamento criativo implicam que os alunos sejam capazes de pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação […]

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A classificação das respostas deste item é dicotómica, isto é, apenas se considera como resposta correta, a seleção das três opções corretas.

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Devem ser implementadas as ações estratégicas que:

- Privilegiem atividades práticas como parte integrante e fundamental do processo de aprendizagem;

- Promovam uma abordagem integradora dos conhecimentos, valorizando a compreensão e a interpretação dos processos naturais, sociais e tecnológicos, numa perspetiva Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA);

- Valorizam a natureza da Ciência, dando continuidade ao desenvolvimento da metodologia científica nas suas diferentes etapas .

  (AE de Estudo do Meio, 1.º e 2. º ano, 2018)

Exemplos de sequência de atividades:

Etapa prévia

  • Definição do objetivo da atividade com os alunos (levantamento de um problema);

1.ª Etapa

  • Partilha de conhecimentos;
  • Pesquisa bibliográfica sobre o ser vivo que se pretende saber mais;
  • Planeamento da atividade (local, roteiro, guião de observação, distribuição de tarefas pelos grupos, …).

2.ª Etapa

  • Observação dos animais ou plantas reais (no pátio da escola ou em saídas de campo);

(Na impossibilidade de saída, fazer a observação de fotos de animais ou plantas ou a visualização de vídeos de animais ou plantas no seu habitat).

3.ª Etapa

  • Registo das observações/ recolha de informações (fotografias, construção de sumários com recurso a símbolos previamente acordados, apontamentos, guiões, …).

4.ª Etapa

  • Organização e sistematização da informação em sala de aula. - identificar o objetivo, a estratégia e as conclusões, relacionando as características dos ser vivo observado com o seu habitat. «Promover estratégias envolvendo tarefas em que, com base em critérios, se oriente o aluno para: a descrição/representação dos processos de pensamento usados durante a realização da tarefa ou abordagem do problema; a reorientação de atitudes e de trabalhos, individualmente ou em grupo, a partir do feedback do professor e/ou dos pares.» (AE 1.º Ano – p. 8)

5.ª Etapa

  • Divulgação dos resultados (em contexto de turma, a outras turmas, em cartazes, no site da escola,…).

Podem ainda os alunos realizar um Quizziz (https://quizizz.com/) ou um Woordwall  (https://wordwall.net/pt) sobre as características dos seres vivos e a associação das mesmas à adaptação ao respetivo habitat .


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.