Ano de escolaridade:
2.º ano
Disciplina/área curricular:
Estudo do Meio
 
Domínio/Tema:
Sociedade/Natureza/Tecnologia
Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Português e Estudo do Meio (25) | 2024
Palavras-chave:

itinerários; orientação; códigos

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova Digital):

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla complexa
Tipo de suportes:
Animação
Nível de complexidade cognitiva*:
Nível 2 (Médio) - Interpretar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade*:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Identificar um itinerário numa planta simplificada (animação) a partir de linguagem verbal.

Aprendizagens Essenciais (1ºano – p.8 Estudo do Meio): Sociedade/Natureza/Tecnologia - Desenhar mapas e itinerários simples de espaços do seu quotidiano, utilizando símbolos, cores ou imagens na identificação de elementos de referência. (…); (2ºano – p.8 Estudo do Meio ): Elaborar itinerários do quotidiano, em plantas simplificadas do seu meio, assinalando diferentes elementos naturais e humanos.

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos: Linguagens e Textos  -  As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão […] nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal;  Pensamento crítico  pensamento criativo - As competências associadas a Pensamento crítico e pensamento criativo implicam que os alunos sejam capazes de pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação […]; Saber científico, técnico e tecnológico.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A classificação das respostas de itens de escolha múltipla é dicotómica, isto é, apenas se considera como resposta correta a escolha da opção adequada. O Código 01 identifica um erro frequente, a troca da esquerda com direita.

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Devem ser implementadas as ações estratégicas que

- Privilegiem atividades práticas como parte integrante e fundamental do processo de aprendizagem;

- Promovam uma abordagem integradora dos conhecimentos, valorizando a compreensão e a interpretação dos processos naturais, sociais e tecnológicos, numa perspetiva Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA);

- Valorizam a natureza da Ciência, dando continuidade ao desenvolvimento da metodologia científica nas suas diferentes etapas.

  (AE de Estudo do Meio, 1.º e 2. º ano, 2018)

Em sala de aula, é importante promover o estabelecimento de conexões entre as diversas áreas do currículo. As explorações integradas de situações, como os itinerários, promovem o desenvolvimento de múltiplas competências e capacidades. Estes devem ser explorados e experienciados a partir de instruções diversificadas: linguagem verbal e não verbal, enunciados orais e escritas, códigos escritos e icónicos, linguagem natural e linguagem simbólica.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.