Ano de escolaridade:
4.º ano
Disciplina/área curricular:
Estudo do Meio    
 
Domínio/Tema:
Natureza
Prova/Ano escolar:
Prova-ensaio 42 Componente de Estudo do Meio | Matemática e Estudo do Meio | 2025 
Palavras-chave:

 pontos cardeais , orientação

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova digital):

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Imagem
Nível de complexidade cognitiva*:
Nível 3 (superior) - raciocinar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade*:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Indicar a posição relativa entre localizações através de pontos cardeais.

 

Aprendizagens Essenciais (4.º ano):

Utilizar diversos processos para referenciar os pontos cardeais (posição do Sol, bússola, estrela polar), na orientação, localização e deslocação à superfície da Terra.

 

Área de competências do Perfil dos Alunos: Informação e comunicação

As competências associadas a Informação e comunicação implicam que os alunos sejam capazes de transformar a informação em conhecimento.

 

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

 

                                                                                                                          

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

 

Em sala de aula, é importante promover a utilização da bússola em diversos contextos e situações.

Pode, por exemplo, ser desenvolvida uma atividade de construção de uma bússola com a utilização de um copo com água, uma rolha de cortiça, um alfinete e um íman.

Devem ser criadas oportunidades para que os alunos desenvolvam o seu sentido de orientação através da posição do Sol e identifiquem, em mapas, o Norte, bem como estabeleçam relações entre o ponto onde se encontram e um outro ponto, tendo em consideração os pontos cardeais. Isto pode ser realizado tanto no recreio como na sala de aula.

 


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.