Ano de escolaridade:
2.º Ano
Disciplina/área curricular:
Educação Física
 
Domínio/Tema:
Jogos
Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Educação Física (28) | 2022
Palavras-chave:

jogo; jogo infantil

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF)

Tarefa 9 – Jogo da «Raposa na toca»

No jogo, as «raposas» (alunos) têm como objetivo recolher «alimentos» (bolas) para a sua «toca» (arco) e apanhar «caudas» (lenços).

Num espaço amplo e limitado, as «raposas» estão dispostas em círculo e de pé, cada uma dentro da sua «toca», e têm uma «cauda» pendurada (lenço preso, atrás, nas calças ou nos calções).

Ao sinal do professor, as «raposas» saem da «toca» e vão apanhar os «alimentos», que estão num arco colocado no centro do campo, para depois os colocarem na sua «toca», podendo apenas transportar um «alimento» de cada vez. Durante o jogo, podem ser apanhados os «alimentos» que estejam dispersos no campo ou dentro das outras «tocas», se as respetivas «raposas» não estiverem no seu interior.

As «raposas» só podem tirar uma «cauda» que esteja pendurada nas calças ou nos calções de outra «raposa», ficando com ela na mão. Podem fazê-lo em qualquer local do espaço de jogo, exceto quando as «raposas» estiverem nas suas «tocas». Não é permitido tirar as «caudas» que estejam na mão de outra «raposa».

Ao sinal do professor, o jogo termina e as «raposas» voltam à sua toca, procedendo-se ao apuramento dos resultados: número de alimentos (bolas) e à verificação das caudas (lenços).

Não é permitido qualquer contacto físico.

 

Características do Item
Tipologia:
Tarefa prática
Formato:
Exercício em grupo de 6 alunos
Tipo de suportes:

Doze bolas de material sintético, com diâmetro de 15 a 20 cm, do tipo das usadas na ginástica rítmica.

Seis lenços ou fitas com 30 cm de comprimento e cores ou números diferentes.

Corda ou arco para rodear as bolas no centro do jogo.

Seis arcos com diâmetro de 60 a 80 cm.

Cronómetro.

Fita adesiva, cordas, giz ou cones, para sinalizar a área de jogo.

Nível de complexidade cognitiva:

Nível 3 (superior) - interpretar; resolver

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Participar em jogos ajustando a iniciativa própria, e as qualidades motoras na prestação, às possibilidades oferecidas pela situação de jogo e ao seu objetivo, realizando habilidades básicas e ações técnico-táticas fundamentais, com oportunidade e correção de movimentos.

Aprendizagens Essenciais de Educação Física (2º ano – p. 5 e 6): Praticar jogos infantis, cumprindo as suas regras, selecionando e realizando com intencionalidade e oportunidade as ações características desse jogo: deslocamentos em corrida com «fintas» e «mudanças de direção» e de velocidade.

Áreas de Competências do Perfil dos Alunos: Informação e comunicação; Raciocínio e resolução de problemas; Consciência e domínio do corpo

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. A cada nível de desempenho corresponde um código, que não é convertível em pontos, mas identifica o referido grau de qualidade da resposta.

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

 

Para conseguir jogar é importante a prática de jogos infantis simples, que explorem a interação e o respeito pelos outros e a adequação das ações aos objetivos.

 


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.