Ano de escolaridade:
2.º Ano
Disciplina/área curricular:
Educação Física
 
Domínio/Tema:
Deslocamentos e Equilíbrios
Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Educação Física (28) | 2022
Palavras-chave:

cambalhota; coordenação

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF)

Tarefa 2 – Realizar a cambalhota

Realiza a cambalhota à frente, no colchão, com uma esponja entre os joelhos, sem interrupções, terminando em pé e sem sair do colchão.

 

Características do Item
Tipologia:
Tarefa prática
Formato:
Exercício individual
Tipo de suportes:

Um colchão de ginástica com cobertura de PVC ou de lona, com 5 a 10 cm de espessura, 2,00 a 2,50 m de comprimento e 1,25 a 1,50 m de largura.

Uma esponja com, aproximadamente, 25 cm de lado e 5 cm de espessura. 

Nível de complexidade cognitiva:

Nível 2 (médio) - aplicar; utilizar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item:  Fazer CAMBALHOTA à frente no colchão, terminando a pés juntos, mantendo a direção durante o enrolamento. 

Aprendizagens Essenciais de Educação Física (2º ano – p.5): DESLOCAMENTOS E EQUÍBRIOS Realizar ações motoras básicas de deslocamento, no solo e em aparelhos, segundo uma estrutura rítmica, encadeamento, ou combinação de movimentos, coordenando a sua ação para aproveitar as qualidades motoras possibilitadas pela situação.

Área de Competência do Perfil dos Alunos – Consciência e Domínio do Corpo.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. A cada nível de desempenho corresponde um código, que não é convertível em pontos, mas identifica o referido grau de qualidade da resposta.

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

Para conseguir realizar a cambalhota, é importante realizar exercícios que envolvam rotações do corpo nos vários sentidos, assim como utilizar planos inclinados para facilitar a rotação. 


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.