Ano de escolaridade: 2.º Ano Disciplina/área curricular:
Educação Física
 
Domínio/Tema:
Perícias e manipulações
Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Educação Física (28) | 2022 
Palavras-chave:

coordenação; raqueta

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Tarefa 7 - Realizar toques de bola com a raqueta

Realiza, com uma raqueta, três toques de sustentação, consecutivos, após o ressalto da bola no chão, na zona marcada

 

 

Características do Item
Tipologia:
Tarefa prática
Formato:
Exercício individual
Tipo de suportes:

Raqueta de madeira ou de material plastificado, bola de ténis ou de espuma que ressalte, fita adesiva.

Nível de complexidade cognitiva:

Nível 2 (médio) - aplicar; utilizar

 
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item:  Fazer TOQUES DE SUSTENTAÇÃO de uma bola de espuma com uma e outra das faces de uma raqueta, a alturas variadas, com e sem ressalto da bola no chão, parado e em deslocamento.

Aprendizagens Essenciais de Educação Física (2º ano – p.5): PERÍCIAS E MANIPULAÇÕES Realizar ações motoras básicas com aparelhos portáteis, segundo uma estrutura rítmica, encadeamento ou combinação de movimentos, conjugando as qualidades da ação própria ao efeito pretendido de movimentação do aparelho.

Áreas de Competências do Perfil dos Alunos – Consciência e Domínio do Corpo e Raciocínio e Resolução de Problemas.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. A cada nível de desempenho corresponde um código, que não é convertível em pontos, mas identifica o referido grau de qualidade da resposta.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

Para conseguir realizar habilidades que envolvam o controlo da bola com a raqueta, é importante realizar exercícios de sustentação da bola, com raquetas de dimensão e peso que permitam o sucesso, utilizando bolas adequadas à exploração dos diferentes tipos de batimentos.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.