Ano de escolaridade:
2.º Ano
Disciplina/área curricular:
Educação Física
 
Domínio/Tema:
Deslocamentos e Equilíbrios
Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Educação Física (28) | 2023
Palavras-chave:

coordenação; subir e descer

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF)

Tarefa 1 - Subir a corda e deslocar-se no espaldar

Sentado sobre o colchão, de frente para o espaldar e com as pernas ligeiramente afastadas, coloca os pés no primeiro degrau e agarra a corda com as duas mãos. Sobe a corda e progride com os pés nos degraus do espaldar. Quando chega com as mãos ao degrau de fixação da corda, agarra o degrau e desloca-se no espaldar até ficar, em pé, sobre o plano superior.

 

 

Características do Item
Tipologia:
Tarefa prática
Formato:
Exercício individual
Tipo de suportes:

Um espaldar com 2,00 a 2,30 m de altura.

Três cordas de saltar com, aproximadamente, 1 cm de diâmetro e com 2,50 m de comprimento.

Quatro colchões de ginástica com cobertura de PVC ou lona, com 5 a 10 cm de espessura, 2,00 a 2,50 m de comprimento e 1,00 a 1,50 m de largura.

Um plano superior (plinto ou bloco de espuma) com, aproximadamente, 80 cm de altura.

Um banco sueco.

Fita métrica.

Fita adesiva.

Nível de complexidade cognitiva:

Nível 1 (inferior) – mostrar; realizar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item:  SUBIR E DESCER uma corda suspensa, com nós, com a ação coordenada dos membros inferiores e superiores. SUBIR E DESCER o espaldar percorrendo todos os degraus e DESLOCAR-SE para ambos os lados face ao espaldar.

 

Aprendizagens Essenciais |Educação Física (2º ano – p.5): DESLOCAMENTOS E EQUÍBRIOS Realizar ações motoras básicas de deslocamento, no solo e em aparelhos, segundo uma estrutura rítmica, encadeamento, ou combinação de movimentos, coordenando a sua ação para aproveitar as qualidades motoras possibilitadas pela situação.

 

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos – Resolução de problemas |Consciência e Domínio do Corpo.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. A cada nível de desempenho corresponde um código, que não é convertível em pontos, mas identifica o referido grau de qualidade da resposta.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

 

Trepar e deslocar-se no espaldar, é importante praticar a subida na corda, a diferentes alturas, utilizando o apoio dos pés, coordenado com a progressão das mãos na corda.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.