Ano de escolaridade:
2.º Ano
Disciplina/área curricular:
Educação Física
 
Domínio/Tema:
Jogos
Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Educação Física (28) | 2023
Palavras-chave:

jogo; jogo infantil

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF)

Tarefa 9 – Jogo da «Bola de tinta»

 Joga o jogo da «Bola de tinta», realizando-o quatro vezes: a primeira, para o experimentar, e as restantes, para observação e registo. Cada jogo tem o tempo limite de 15 segundos.

O objetivo do jogo é acertar com a «bola de tinta» num dos cones colocados no campo do outro jogador, evitando que o outro jogador acerte num dos seus cones.

Cada jogo realiza-se com dois jogadores, alternadamente, no campo 1 e no campo 2. Joga primeiro o par do campo 1 e depois o par do campo 2. Cada jogador só pode jogar no seu meio-campo.

Cada jogo inicia-se com os jogadores, lado a lado, sobre a linha central, virados para o seu meio-campo.

Ao sinal do professor, os jogadores vão apanhar as duas «bolas de tinta» e, deslocando-se livremente no seu meio-campo, lançam as suas bolas para acertar num dos cones do adversário, procurando evitar que o adversário acerte nos seus cones.

Cada jogo termina após 15 segundos ou se os dois jogadores já realizaram os seus dois lançamentos.

Após os jogos do campo 1 e do campo 2, os alunos trocam de par de modo a assegurar que todos os jogadores realizam jogos entre si.

Os lançamentos são válidos se acertarem num dos cones. Os jogadores têm de permanecer dentro do seu meio-campo.

 

 

Características do Item
Tipologia:
Tarefa prática
Formato:
Jogo a pares
Tipo de suportes:

Oito bolas, cada uma construída a partir de três folhas de papel A4, embrulhadas em fita adesiva.

Fita adesiva ou giz, para sinalizar a área de jogo.

Cronómetro.

Fita métrica.

16 cones de sinalização, de PVC com 30 cm de altura, aproximadamente.

Nível de complexidade cognitiva:

Nível 3 (superior) – interpretar; resolver

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Participar em jogos ajustando a iniciativa própria, e as qualidades motoras na prestação, às possibilidades oferecidas pela situação de jogo e ao seu objetivo, realizando habilidades básicas e ações técnico-táticas fundamentais, com oportunidade e correção de movimentos.

Aprendizagens Essenciais |Educação Física (2º ano – p. 5 e 6): Praticar jogos infantis, cumprindo as suas regras, selecionando e realizando com intencionalidade e oportunidade as ações características desse jogo: deslocamentos em corrida com «fintas» e «mudanças de direção» e e de velocidade e lançamentos de precisão e à distância.

Áreas de competência do Perfil dos Alunos: Informação e comunicação| Raciocínio e resolução de problemas | Consciência e domínio do corpo.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. A cada nível de desempenho corresponde um código, que não é convertível em pontos, mas identifica o referido grau de qualidade da resposta.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

No jogar, é importante reforçar a prática de jogos infantis que promovam a interação e o respeito pelos outros, adequando as ações aos objetivos a alcançar e realizando deslocamentos em corrida com fintas, mudanças de direção e de velocidade, associados com lançamentos de precisão e à distância.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.