Ano de escolaridade:
2.º Ano
Disciplina/área curricular:
Educação Física
 
Domínio/Tema:
Perícias e Manipulações
Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Educação Física (28) | 2024
Palavras-chave:

coordenação; agarrar o arco

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF)

 

Tarefa 4 – Lançar e agarrar o arco

Lança o arco com uma mão, acima da cabeça, e volta a agarrá-lo com as duas mãos, sem que toque em qualquer outra parte do corpo ou no chão, mantendo-se em pé, na zona marcada.

 

 

Características do Item
Tipologia:
Tarefa prática
Formato:
Não se aplica
Tipo de suportes:

Um arco com um diâmetro de aproximadamente 60 cm.

Fita métrica.

Fita adesiva ou giz.

Nível de complexidade cognitiva:

Nível 1 (inferior) – Mostrar; realizar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item:  LANÇAR o arco na vertical e RECEBÊ-LO, com as duas mãos.

Aprendizagens Essenciais |Educação Física (2º ano – p.5): PERÍCIAS E MANIPULAÇÕES Realizar ações motoras básicas com aparelhos portáteis, segundo uma estrutura rítmica, encadeamento ou combinação de movimentos, conjugando as qualidades da ação própria ao efeito pretendido de movimentação do aparelho.

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos – Consciência e Domínio do Corpo.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. A cada nível de desempenho corresponde um código, que não é convertível em pontos, mas identifica o referido grau de qualidade da resposta.

 

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

Realizar habilidades manipulativas de objetos portáteis, coordenando-as com o deslocamento. É importante praticar habilidades em que, progressivamente, é solicitado o controlo da manipulação de objetos diversos, para, depois, se associarem movimentos e deslocamentos mais complexos.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.