Ano de escolaridade:
2.º Ano
Disciplina/área curricular:
Educação Física
 
Domínio/Tema:
Deslocamentos e Equilíbrios
Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Educação Física (28) | 2024
Palavras-chave:

cambalhota; saltar

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF)

 

Tarefa 1 - Realizar a cambalhota e saltar obstáculos

Realiza a cambalhota à retaguarda, sobre um plano inclinado, sem interrupções, terminando em pé, sem sair do colchão. Faz meia volta e salta a pés juntos por cima de cada um dos dois obstáculos.

 

 

Características do Item
Tipologia:
Tarefa prática
Formato:
Exercício individual
Tipo de suportes:

Três colchões de ginástica com cobertura de PVC ou lona, com 5 a 10 cm de espessura, 2 a 2,5 m de comprimento e 1 a 1,5 m de largura.

Um plano inclinado de espuma, com 25 cm a 40 cm de altura na parte mais alta. Quatro cones com cerca de 30 cm de altura.

Nível de complexidade cognitiva:

Nível 2 (Médio) – aplicar; utilizar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item:  Fazer CAMBALHOTA à retaguarda sobre um colchão num plano inclinado, com repulsão dos braços na fase final, terminando com as pernas afastadas. SALTAR sobre obstáculos de alturas e comprimentos variados, com chamada a um pé e a «pés juntos», com receção equilibrada no solo.  

 

Aprendizagens Essenciais |Educação Física (2º ano – p.5): DESLOCAMENTOS E EQUÍBRIOS Realizar ações motoras básicas de deslocamento, no solo e em aparelhos, segundo uma estrutura rítmica, encadeamento, ou combinação de movimentos, coordenando a sua ação para aproveitar as qualidades motoras possibilitadas pela situação.

 

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos – Consciência e Domínio do Corpo.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. A cada nível de desempenho corresponde um código, que não é convertível em pontos, mas identifica o referido grau de qualidade da resposta.

 

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

 

Realizar exercícios que envolvam diferentes rotações do corpo em superfícies diversas, com ou sem ajuda de planos inclinados, e praticar os saltos a dois pés sobre obstáculos em contextos diversificados e seguros.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.