| Ano de escolaridade: | 
 | Disciplina/área curricular: | 
 | 
| Domínio/Tema: | 
 | |
| Prova/Ano escolar: | 
 | |
| Palavras-chave: | 
 | 
| Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF) | 
| 
 Joga o jogo da «Espetada de frutos», durante 30 segundos. No jogo, os «cozinheiros» (alunos) têm como objetivo recolher «frutos» (pinos) para a sua «mesa» (arco) e preparar uma «espetada de frutos» (pinos empilhados com cor alternada). Na «cozinha» (espaço de jogo amplo e limitado), os «cozinheiros» estão dispostos em círculo e de pé, cada um na sua «mesa». Ao sinal do «cozinheiro-chefe» (um dos professores classificadores), os «cozinheiros» saem da sua «mesa» e vão apanhar um «fruto», entre os que estão no centro da «cozinha». Regressam à sua «mesa» e têm de colocar o «fruto» na «espetada». Durante o jogo, podem ser recolhidos «frutos», um de cada vez, que estejam dispersos no chão ou nas outras «mesas», se os respetivos «cozinheiros» não estiverem no seu interior. Só podem recolher o «fruto» que está no topo da «espetada de frutos» de outros cozinheiros. Não é permitido tirar «frutos» que estejam na mão de outros «cozinheiros», nem alterar a ordem dos frutos colocados na espetada. Ao sinal do professor, o jogo termina e os «cozinheiros» voltam à sua «mesa», procedendo-se ao apuramento dos resultados: número de frutos (pinos) empilhados, com cor alternada. Não é permitido qualquer contacto físico. 
 
 | 
| Características do Item | ||
| Tipologia: | 
 | |
| Formato: | 
 | |
| Tipo de suportes: | 
 | |
| Nível de complexidade cognitiva: | 
 | |
| Dados estatísticos | |||
| Percentagem de acerto: | 
 | ||
| Grau de dificuldade: | 
 | ||
| Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA | |
| 
 | 
| Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF): | |
| 
 | 
| Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item | |
| 
 | 
| 
 | 
  
