Ano de escolaridade:
2.º Ano
Disciplina/área curricular:
Educação Física
 
Domínio/Tema:
Jogos
Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Educação Física (28) | 2024
Palavras-chave:

jogo; jogo infantil

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF)

 

Joga o jogo da «Espetada de frutos», durante 30 segundos.

No jogo, os «cozinheiros» (alunos) têm como objetivo recolher «frutos» (pinos) para a sua «mesa» (arco) e preparar uma «espetada de frutos» (pinos empilhados com cor alternada).

Na «cozinha» (espaço de jogo amplo e limitado), os «cozinheiros» estão dispostos em círculo e de pé, cada um na sua «mesa».

Ao sinal do «cozinheiro-chefe» (um dos professores classificadores), os «cozinheiros» saem da sua «mesa» e vão apanhar um «fruto», entre os que estão no centro da «cozinha». Regressam à sua «mesa» e têm de colocar o «fruto» na «espetada».

Durante o jogo, podem ser recolhidos «frutos», um de cada vez, que estejam dispersos no chão ou nas outras «mesas», se os respetivos «cozinheiros» não estiverem no seu interior. Só podem recolher o «fruto» que está no topo da «espetada de frutos» de outros cozinheiros.

Não é permitido tirar «frutos» que estejam na mão de outros «cozinheiros», nem alterar a ordem dos frutos colocados na espetada.

Ao sinal do professor, o jogo termina e os «cozinheiros» voltam à sua «mesa», procedendo-se ao apuramento dos resultados: número de frutos (pinos) empilhados, com cor alternada. Não é permitido qualquer contacto físico.

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Tarefa prática
Formato:
Jogo de grupo
Tipo de suportes:

Dezoito pinos/sinalizadores de três cores diferentes, seis de cada cor.

Sete arcos com diâmetro de 60 a 80 cm.

Cronómetro.

Fita adesiva ou giz, para delimitar a área de jogo.

Nível de complexidade cognitiva:

Nível 3 (superior) – interpretar; resolver

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Participar em jogos ajustando a iniciativa própria, e as qualidades motoras na prestação, às possibilidades oferecidas pela situação de jogo e ao seu objetivo, realizando habilidades básicas e ações técnico-táticas fundamentais, com oportunidade e correção de movimentos.

Aprendizagens Essenciais |Educação Física (2º ano – p. 5 e 6): Praticar jogos infantis, cumprindo as suas regras, selecionando e realizando com intencionalidade e oportunidade as ações características desse jogo: deslocamentos em corrida com «fintas», «mudanças de direção» e  de velocidade e lançamentos de precisão e à distância.

Áreas de competência do Perfil dos Alunos: Informação e comunicação| Raciocínio e resolução de problemas | Consciência e domínio do corpo.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. A cada nível de desempenho corresponde um código, que não é convertível em pontos, mas identifica o referido grau de qualidade da resposta.

 

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

No jogar, é importante reforçar a prática de jogos infantis que promovam a interação e o respeito pelos outros, adequando as ações aos objetivos a alcançar e realizando deslocamentos, em corrida, com fintas, mudanças de direção e de velocidade.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.