Ano de escolaridade:
2.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática
 
Domínio/Tema:
Números e Operações
Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Matemática e Estudo do Meio (26) | 2022
Palavras-chave:
fração unitária; divisão da unidade em partes iguais
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de Seleção
Formato:
Associação
Tipo de suportes:
Imagem
Nível de complexidade cognitiva*:
Nível 1 (inferior) - conhecer
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade*:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Reconhecer frações unitárias como representações de uma parte de um todo dividido em partes iguais e dar exemplos.

Aprendizagens Essenciais (2.º ano):

Reconhecer frações unitárias como representações de uma parte de um todo dividido em partes iguais, em diferentes contextos, e dar exemplos.

Áreas de Competências do Perfil dos Alunos: Linguagens e textos

As competências associadas a linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de utilizar de modo proficiente a linguagem e os símbolos associados à matemática.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Reforçar o ensino e a aprendizagem com compreensão do conceito de fração. Um aspeto que deverá ser, desde o início, realçado é a unidade (ou o todo) que é tomado em consideração. Também, deverá ser realçada a importância de a unidade (ou o todo) estar dividida em partes iguais (ou equivalentes) para determinar uma das partes como fração unitária da unidade.

Neste exemplo concreto, seria de primordial importância que a abordagem inicial incidisse na divisão da unidade em partes iguais. Deste modo, seria mais compreensível verificar que a unidade poderia ser dividida em 6 partes iguais, donde cada parte representava um sexto (e não um quinto) na opção C.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.