Ano de escolaridade:
2.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática
 
Domínio/Tema:
Organização e Tratamento de dados
Prova/Ano escolar:
Instrumento de Aferição Amostral de Matemática e Estudo do Meio (26) | 2021
Palavras-chave:
gráfico de barras, dados
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Gráfico de barras
Nível de complexidade cognitiva*:
Nível 2 (médio) -  Identificar; analisar; aplicar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade*:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Interpretar um gráfico de barras.

Aprendizagens Essenciais (2.º ano):

  • Recolher, organizar e representar dados qualitativos e quantitativos discretos utilizando diferentes representações e interpretar a informação representada.
  • Resolver problemas envolvendo a organização e tratamento de dados em contextos familiares e variados.

Áreas de Competências do Perfil dos Alunos: Informação e comunicação

As competências associadas a Informação e comunicação implicam que os alunos sejam capazes de transformar a informação em conhecimento.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. A cada nível de desempenho corresponde um código, que não é convertível em pontos, mas identifica o referido grau de qualidade da resposta.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Realizar tarefas que impliquem recolher, organizar e representar dados qualitativos e quantitativos discretos, através de contextos significativos e diversificados (familiares e próximos dos alunos), utilizando diferentes representações, e a interpretação da informação representada. Poderão, no contexto da turma, recolher dados relativos, por exemplo, à fruta favorita, ao tamanho do calçado, ao número de irmãos, à cor preferida…

Realçar a importância da recolha de dados de modo sistemático e da sua posterior organização (por exemplo, em tally charts e em tabelas de frequência absoluta) para que daqui resulte uma representação de fácil leitura e interpretação que produza informação. Antes de construírem gráficos de barras, deverão ter oportunidade de trabalhar com pictogramas e gráficos de pontos.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.