Ano de escolaridade:
2.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática
 
Domínio/Tema:
Números e operações
Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Matemática e Estudo do Meio (26) | 2023
Palavras-chave:
Regularidades, sequências de repetição
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Imagem
Nível de complexidade cognitiva*:
Nível 2 (médio) - aplicar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade*:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Reconhecer e descrever regularidades em sequências.

Aprendizagens Essenciais (2.º ano):

Reconhecer e descrever regularidades em sequências e em tabelas numéricas, formular conjeturas e explicar como são geradas essas regularidades.

Área de competências do Perfil dos Alunos: Raciocínio e resolução de problemas.

As competências associadas a Raciocínio implicam que os alunos desenvolvam processos lógicos que permitam aceder à informação e produzir conhecimento, usando recursos diversificados.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Criar contextos para que os alunos identifiquem regularidades em sequências.

Proporcionar oportunidades de observação e exploração de sequências e identificação do grupo de repetição pelos alunos. A partir daqui, propor a continuação de uma sequência respeitando a regra de formação.

Propor a construção de sequências de repetição, justificando a validade das mesmas.

Criar oportunidades para que os alunos discutam, em pequeno e em grande grupo, as conclusões obtidas, explorando a relação entre cada elemento e a sua ordem numa sequência.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.