Ano de escolaridade:
2.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática
 
Domínio/Tema:
Organização e Tratamento de Dados
Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Matemática e Estudo do Meio (26) | 2023
Palavras-chave:
tabelas, diagrama de Carroll, organização de dados  
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Completamento
Tipo de suportes:
Imagem
Nível de complexidade cognitiva*:
Nível 1 (inferior) - conhecer
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade*:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Ler e interpretar a informação representada num diagrama de Carrol.

Aprendizagens Essenciais (2.º ano):

Recolher, organizar e representar dados qualitativos e quantitativos discretos utilizando diferentes representações e interpretar a informação representada.

Áreas de competências do Perfil dos Alunos:

Linguagens e textos

As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de utilizar de modo proficiente diferentes linguagens e símbolos associados à matemática, aplicar estas linguagens de modo adequado à comunicação e dominar capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades escrita e visual.

Informação e comunicação

As competências associadas a Informação e comunicação implicam que os alunos sejam capazes de utilizar e dominar instrumentos diversificados para descrever, avaliar, validar e mobilizar informação, de forma crítica e autónoma.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

A partir de um contexto próximo dos alunos, incentivar a que participem na formulação de questões estatísticas e na recolha dos dados.

De seguida, promover a discussão sobre o modo de organizar os dados e sobre qual a representação gráfica que poderá ser mais adequada aos dados recolhidos.

Neste caso concreto, discutir a validade de usar diagramas de Carroll quando se abordam duas características qualitativas dicotómicas.

Promover a interpretação dos dados e a divulgação das conclusões à comunidade escolar.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.