Ano de escolaridade:
2.º ano
Disciplina/área curricular:
Estudo do Meio / Matemática
 
Domínio/Tema:
Sociedade / Natureza / Tecnologia; Geometria e Medida
Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Matemática e Estudo do Meio (26) | 2024
Palavras-chave:
itinerários, orientação, pensamento computacional, códigos
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Imagem
Nível de complexidade cognitiva*:
Nível 2 (médio) - aplicar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade*:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Identificar um itinerário a partir de linguagem simbólica.

Aprendizagens Essenciais 

Estudo do Meio (2.º ano):

Elaborar itinerários do quotidiano, em plantas simplificadas do seu meio, assinalando diferentes elementos naturais e humanos.

 

Matemática (2.º ano):

Extrair a informação essencial de um problema.

 

Área de competências do Perfil dos Alunos:

Raciocínio e resolução de problemas

As competências associadas a Raciocínio implicam que os alunos desenvolvam processos lógicos que permitam aceder à informação e produzir conhecimento, usando recursos diversificados.

Saber científico, técnico e tecnológico

Manipular e manusear materiais e instrumentos diversificados para controlar, utilizar, transformar, imaginar e criar produtos e sistemas.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Em sala de aula, é importante promover o estabelecimento de conexões internas e externas da Matemática com outras áreas do currículo, em especial com o Estudo do Meio, aproveitando situações que envolvem o desenvolvimento das capacidades matemáticas como oportunidades acrescidas para trabalhar capacidades e atitudes gerais.

Devem ser criadas oportunidades para que os alunos desenvolvam o pensamento computacional e representem problemas de forma simplificada, recorrendo, por exemplo, a jogos digitais que impliquem a interpretação de códigos e linguagem simbólica.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.