Ano de escolaridade:
2.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática
 
Domínio/Tema:
 Geometria e Medida
Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Matemática e Estudo do Meio (26) | 2024
Palavras-chave:
medida; perímetro; área; polígonos
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Imagem
Nível de complexidade cognitiva*:
Nível 3 (superior) - raciocinar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade*:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Reconhecer características (forma geométrica e perímetro) de figuras geométricas e comunicar as suas ideias.

 

Aprendizagens Essenciais (2.º ano):

Reconhecer o perímetro de uma figura plana.

Interpretar e modelar situações relacionadas com o comprimento, nomeadamente com o perímetro, usando unidades de medida, e resolver problemas associados, comparando criticamente diferentes estratégias da resolução.

Reconhecer polígonos e relacionar a sua designação (triângulos, quadriláteros, pentágonos e hexágonos) com o respetivo número de lados.

Compreender o que é a área de uma figura plana.

Descrever a sua forma de pensar acerca de ideias e processos matemáticos, oralmente e por escrito.

 

Áreas de Competências do Perfil dos Alunos:

 

Pensamento crítico e pensamento criativo.

As competências associadas ao pensamento crítico e pensamento criativo implicam que os alunos sejam capazes de pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando e analisando informação, com vista à tomada de posição fundamentada.

 

Linguagens e textos

As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de utilizar de modo proficiente diferentes linguagens e símbolos associados à matemática, aplicar estas linguagens de modo adequado à comunicação e dominar capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades escrita e visual.

Informação e comunicação

As competências associadas a Informação e comunicação implicam que os alunos sejam capazes de utilizar e dominar instrumentos diversificados para descrever, avaliar, validar e mobilizar informação, de forma crítica e autónoma.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Propor, numa fase inicial de apropriação do significado de perímetro, a construção de polígonos no geoplano físico ou digital e determinar a medida do seu perímetro, usando como unidade de medida a distância entre dois pregos na horizontal ou na vertical.

Realizar tarefas que impliquem classificar figuras geométricas em função das suas características. A partir desta classificação, também devem reconhecer figuras geométricas em diferentes posições.

Interpretar e modelar situações que envolvam perímetro e resolver problemas associados, comparando criticamente diferentes estratégias da resolução.

Propor atividades de investigação, em pequenos grupos, em que os alunos tenham de descobrir diferentes figuras com uma dada medida de perímetro e diferentes figuras com uma dada medida de área.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.