Ano de escolaridade:
2.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática
 
Domínio/Tema:
 Geometria e Medida
Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Matemática e Estudo do Meio (26) | 2024
Palavras-chave:
vistas de cima, frente e lado
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Imagem
Nível de complexidade cognitiva*:
Nível 3 (superior) - raciocinar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade*:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Identificar uma construção a partir da análise de diferentes pontos de vista.

Aprendizagens Essenciais (2.º ano):

Reconhecer vistas de sólidos dados, identificando o ponto de vista correspondente e compará-las.

 

Área de competências do Perfil dos Alunos:

Raciocínio e resolução de problemas

As competências associadas a Raciocínio implicam que os alunos desenvolvam processos lógicos que permitam aceder à informação e produzir conhecimento, usando recursos diversificados.

Saber científico, técnico e tecnológico

Manipular e manusear materiais e instrumentos diversificados para controlar, utilizar, transformar, imaginar e criar produtos e sistemas.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Propor a construção de objetos simples com peças encaixáveis e desenhar as vistas, proporcionando oportunidades para que os alunos, individualmente, analisem criticamente as resoluções realizadas por si e as melhorem.

Propor a realização de construções com cubos a partir de uma só vista. Discutir com toda a turma os resultados obtidos. Desafiar a turma a descobrir a construção elaborada por um aluno a partir da vista de cima. Depois de apresentadas as propostas, discutir se todas são possíveis. Acrescentar a vista de frente e repetir a discussão. Durante a discussão, tirar partido da cor para comunicar a posição relativa dos cubos.

Desafiar os alunos a desenharem um objeto assimétrico sentados em diferentes posições e discutir coletivamente onde estava sentado o autor de cada desenho, incentivando a autorregulação pelos alunos.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.