Ano de escolaridade:
4.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática
 
Domínio/Tema:
Álgebra
Prova/Ano escolar:
Prova-ensaio 42 Componente de Matemática | Matemática e Estudo do Meio | 2025 
Palavras-chave:  
regularidades, sequência de crescimento
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova digital):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Completamento
Tipo de suportes:
Imagem
Nível de complexidade cognitiva*:
Nível 2 (médio) - aplicar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade*:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

 

Prever um termo não visível de uma sequência de crescimento.

 

Aprendizagens Essenciais (4.º ano):

Formular conjeturas sobre a estrutura de uma sequência de crescimento e testar essas conjeturas.

Identificar regularidades em sequências de crescimento, explicando as suas ideias.

Continuar uma sequência de crescimento respeitando uma regra de formação dada ou regularidades identificadas.

Estabelecer a correspondência entre a ordem do termo de uma sequência e o termo.

 

Área de competências do Perfil dos Alunos: Raciocínio e resolução de problemas.

As competências associadas a Raciocínio implicam que os alunos desenvolvam processos lógicos que permitam aceder à informação e produzir conhecimento, usando recursos diversificados.

  

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

                                                                                                                                

 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

 

Criar contextos para que os alunos identifiquem regularidades em sequências.

Proporcionar oportunidades de observação e exploração de sequências de crescimento cuja regra de formação envolva uma constante e solicitar aos alunos que descrevam a forma como visualizam a sequência. Neste caso, explorar a sequência de modo que os alunos verifiquem que, de uma figura para a figura imediatamente a seguir, se acrescenta sempre um círculo e um triângulo.

Propor a construção de sequências de crescimento, justificando a validade das mesmas.

Criar oportunidades para que os alunos discutam, em pequeno e em grande grupo, as conclusões obtidas, explorando a relação entre cada elemento e a sua ordem numa sequência.

 

* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.