Ano de escolaridade:
2.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:
Leitura
Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Português e Estudo do Meio (25) | 2022
Palavras-chave:
texto narrativo; espacialidade
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Texto narrativo
Nível de complexidade cognitiva*:
Nível 2 (médio) - identificar; aplicar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade*:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item:  Identificar informação explícita relevante para a construção do sentido de um texto literário e estabelecer relações que envolvem noções de espacialidade, entre a informação lida e uma imagem.

Aprendizagens Essenciais (2º ano – p.8): Identificar informação explícita no texto.

Áreas de Competências do Perfil dos Alunos: Linguagens e Textos - [Os alunos] Compreendem, interpretam e expressam factos, opiniões, conceitos, pensamentos e sentimentos, quer oralmente, quer por escrito, quer através de outras codificações.
 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A classificação das respostas deste item é dicotómica, isto é, apenas se considera como resposta correta, a seleção e completamento correto do esquema.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

A sequência que se apresenta pretende ilustrar um percurso possível de exploração de um texto narrativo, com especial enfoque na interpretação do texto pela análise da imagem, da estrutura, das palavras, propondo que os alunos se apropriem das diferentes dimensões do texto, que vai para além da mera leitura para localizar informação explícita.

 

Exemplo de sequência de atividade:

- Seleção de um texto narrativo (com linguagem e extensão adequadas ao nível etário) em que a peripécia vivida pela personagem ocorra em vários espaços.

1.ª etapa – Primeira leitura do texto, pelo professor;

2.ª etapa - Leitura individual do texto;

3.ª etapa – Apresentação de propostas sobre o assunto do texto;

4.ª etapa – Discussão dos locais onde se passam as ações da narrativa;

5.ª etapa – Segunda leitura pelos alunos para identificação, através de sublinhados, de palavras que nos informam onde a história acontece;

6.ª etapa – Registo no quadro das palavras selecionadas pelos alunos e destaque com sublinhados das que indicam noções espaciais; Nota: Os alunos poderão destacar nomes de locais e/ou outras palavras que transmitem noções espaciais (advérbios), que permitam o estabelecimento de relações intratextuais;

7.ª etapa – Apresentação de um conjunto de imagens, para seleção das que são representativas dos espaços em que ocorrem determinadas ações.

 

Para além do texto:

A - Escrita de histórias, a pares, que correspondam à consequência lógica da mudança dos espaços da ação;

B - Partilha dos textos;

C – Aperfeiçoamento de um texto selecionado.

 

Para além do texto:

As noções de espacialidade, além de vocabulário, envolvem a perceção e a motricidade, pelo que esta tarefa pode prever a planificação de atividades no âmbito do Estudo do Meio, da Matemática, da Educação Física e da Educação Artística.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.