Ano de escolaridade:
2.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:
Oralidade 
Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Português e Estudo do Meio (25) | 2022
Palavras-chave:
compreensão do oral; temporalidade
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Associação
Tipo de suportes:
Texto oral
Nível de complexidade cognitiva*:
Nível 2 (médio) - interpretar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade*:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Avaliar a capacidade de reorganização temporal de ideias presentes no texto ouvido.

Aprendizagens Essenciais (2º ano – p.6): Oralidade |Compreensão - Selecionar informação relevante em função dos objetivos de escuta e registá-la por meio de técnicas diversas.

Áreas de Competências do Perfil dos Alunos: Linguagens e Textos - As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão […] nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.
 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Promover atividades que implicam a compreensão de textos orais, de diferentes géneros e de complexidade crescente, bem como seleção de informação relevante, em função dos objetivos de escuta.  

Após a audição de suportes áudios propor aos alunos atividades como:

- Localização de ações ouvidas numa linha temporal;

- Atividades de «Ouvir e desenhar»;

- Registo em tabelas de informação ouvida;

- Associação de suportes visuais (imagens de pessoas, paisagens, objetos, ...) a descrições ouvidas;

- Identificação de inconformidades entre suportes gráficos e suportes áudios.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.