Ano de escolaridade:
2.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:
Escrita
Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Português e Estudo do Meio (25) | 2022
Palavras-chave:
pensamento criativo; articulação de ideias; texto narrativo
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta extensa
Tipo de suportes:
Não se aplica
Nível de complexidade cognitiva*:
Nível 3 (superior) – aplicar; criar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade*:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Escrever uma história coerente e coesa, respeitando o formato e o tema e articulando segmentos do texto.

Aprendizagens Essenciais (2ºano – pp.8 e 9): Escrita - Redigir textos coerentes e coesos com recurso a elementos como a concordância entre constituintes, a correlação de tempos verbais, a sinonímia e a pronominalização.

Áreas de Competências do Perfil dos Alunos: Linguagens e textos - As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal (p.21)

Pensamento crítico e pensamento criativo - As competências associadas a Pensamento crítico e pensamento criativo implicam que os alunos sejam capazes de:  desenvolver novas ideias e soluções, de forma imaginativa e inovadora, como resultado da interação com outros ou da reflexão pessoal, aplicando-as a diferentes contextos e áreas de aprendizagem (p. 24).
 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação da resposta extensa estão organizados por parâmetros. Cada parâmetro deve ser observado isoladamente, considerando os respetivos descritores de desempenho, e deve ser-lhe atribuído apenas um código.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Proporcionar atividades que desencadeiam e apoiam a realização das tarefas ligadas às componentes de produção textual (planificação, textualização e revisão), permite desenvolver a aprendizagem da escrita compositiva.

«A aprendizagem da escrita beneficia de uma escrita pessoal frequente, da resolução de exercícios modulares e sistematizados a que se associem momentos de produção inventiva e crítica.»

«A aprendizagem da escrita é reconhecidamente um processo lento e longo. A complexidade da escrita e a multiplicidade dos seus usos e finalidades tornam imperioso que constitua objeto de ensino desde o início da escolaridade.» in O Ensino da Escrita: A Dimensão Textual, p.8, DGIDC.

A atividade apresentada procura ilustrar um caminho para o desenvolvimento de competências compositivas nos alunos.

Exemplo de sequência de atividade

  • Usar um caderno individual de escrita para incentivo à produção textual por iniciativa própria para nele escrever quando quiser, como souber e o que quiser;
  • Partilhar um dos textos com a turma, de acordo com a gestão dos tempos letivos e o interesse manifestado pelos autores;
  • Comentar o texto e colocar questões ao autor (alunos), no sentido de solucionar eventuais problemas detetados e de recolher sugestões para a sua revisão;
  • Registar os comentários e/ou perguntas num guião fornecido pelo professor;
  • Reescrever o texto (professor e alunos);
  • Ir relendo o texto que se reescreve, a fim de assegurar a consistência dos processos de concordância e evitar situações de redundância;

 

Exemplo de guião:


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.