Ano de escolaridade:
2.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:
Gramática
Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Português e Estudo do Meio (25) | 2024
Palavras-chave:
informativo; compreensão da informação; síntese; estrutura
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova Digital):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Texto Não Literário
Nível de complexidade cognitiva*:
Nível 1 (Inferior) - Identificar/Reproduzir
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade*:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Analisar informação de um texto não literário e decidir sobre a adição de informação gráfica.

Aprendizagens Essenciais (1ºano – p.8): Leitura  -  (…) resumir as ideias centrais de textos associados a diferentes finalidades (lúdicas, estéticas, informativas), explicitando-se nas ações estratégicas Identificar informação explícita no texto. aquisição de saberes relacionados coma organização do texto própria do género a que pertence (narrar, descrever, informar).

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos: Linguagens e Textos  -  As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão […] nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A classificação das respostas de itens de escolha múltipla é dicotómica, isto é, apenas se considera como    resposta correta a escolha da opção adequada.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Promoção de atividades de reconhecimento da estrutura de textos associados a finalidades informativas.

Exemplo de sequência de atividade para análise de um texto que apresenta um conjunto de informações ligadas entre si por um ponto comum: identificação do assunto de cada uma das partes do texto.

A – Seleção de suportes.

  • Seleção de textos informativos curtos, relacionados com o mesmo tema de acordo com critérios como a adequação da linguagem e do conteúdo ao nível de ensino em questão e a extensão apropriada ao tempo de realização da atividade.

B – Antecipação de conteúdos e mobilização de conhecimentos prévios.

  • Apresentação dos textos aos alunos;
  • Leitura pelo professor;
  • Esclarecimento do significado de palavras que possam comprometer a compreensão;
  • Debate sobre a globalidade dos textos – mobilização de conhecimentos de outras áreas para compreensão dos textos.

 

C – Leitura: Compreensão do texto

  • 1.ª Etapa – Organização da turma em grupos e distribuição de um texto por grupo (os grupos deverão ser constituídos por número igual aos das partes do texto em análise);
  • 2.ª Etapa – Definir com os alunos o objetivo da Leitura (Leitura do texto pelos alunos, concertação de ideias sobre o assunto de cada uma das partes do texto, ilustração de cada uma das partes do texto);
  • 3.ª Etapa – Tarefas em grupo – Debate sobre o assunto de cada uma das partes, levantamento de palavras-chave e ilustração. Cada elemento do grupo ilustra uma das partes, sendo que todos são responsáveis por todas as partes;
  • 4.ª Etapa – Após as tarefas de cada grupo, o professor recolhe a coleção de imagens de cada grupo e partilha-as com outro grupo.
  • 5.ª Etapa – Análise das produções dos colegas e associação de uma imagem a cada parte do texto. Levantamento de questões, comentários de cada grupo aos autores das imagens analisadas. (Este debate permite analisar informação explícita e implícita de cada parte e esclarecer o assunto.)
  • 6.ª Etapa – Apresentação de conclusões e questionamento aos autores;
  • 6.ª Etapa – Legendagem das imagens, correspondendo à síntese de cada parte do texto. (As legendas devem ser escritas em tiras de papel cenário para facilitar a organização da informação.)
  • 7.ª Etapa – Auto e heteroavaliação da tarefa.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.