Ano de escolaridade:
2.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:
Leitura
Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Português e Estudo do Meio (25) | 2023
Palavras-chave:
informativo; compreensão da informação; síntese; relações intratextuais
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova Digital):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Ordenação
Tipo de suportes:
Texto não literário
Nível de complexidade cognitiva*:

Nível 2 (médio) - aplicar; interpretar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade*:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Reconstituir a sequência das informações de um texto não literário.

Aprendizagens Essenciais (1ºano – p.8):

Leitura  -  (…) resumir as ideias centrais de textos associados a diferentes finalidades (lúdicas, estéticas, informativas), explicitando-se nas ações estratégicas Identificar informação explícita no texto. Aquisição de saberes relacionados coma organização do texto própria do género a que pertence (narrar, descrever, informar).

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos:

Linguagens e Textos  -  As competências associadas a Linguagens e textos implicam que os alunos sejam capazes de dominar capacidades nucleares de compreensão […] nas modalidades oral, escrita, visual e multimodal.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A classificação das respostas deste item é dicotómica, isto é, apenas se considera como resposta correta, a ordenação sequencial das informações do texto.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Promoção de atividades de reconhecimento de relações intertextuais, de natureza diversa, que impliquem a identificação da estrutura de um texto associado a finalidades informativas, nomeadamente a identificação da sequencialidade da informação.

Exemplo de sequência de atividade

A – Seleção de suportes.

  • Seleção de dois textos informativos curtos, relacionados com o mesmo tema de acordo com critérios como a adequação da linguagem e do conteúdo ao nível de ensino em questão e a extensão apropriada ao tempo de realização da atividade. Por exemplo, centrando no tema das árvores, um dos textos pode ser, por exemplo, sobre o tronco e o outro sobre as copas das árvores.

B – Antecipação de conteúdos e mobilização de conhecimentos prévios.

  • Apresentação dos textos aos alunos;
  • Leitura pelo professor;
  • Orquestração de debate oral, abordando os seguintes tópicos:
  • assunto abordado,
  • título dos textos (que pode ser comum),
  • género de texto,
  • objetivo do autor,
  • organização das informações (tamanhos de letra, secções, ilustrações), justificando as suas ideias.

É importante, nesta fase, estimular os alunos a partilharem os seus conhecimentos sobre o assunto do texto, e, ainda, as suas curiosidades.

C – Leitura: Compreensão do texto

  • 1.ª Etapa – Organização da turma em grupos de três e distribuição de um texto por grupo (é importante haver grupos com o texto sobre troncos e outros com o texto sobre copas);
  • 2.ª Etapa – Leitura dos textos pelos alunos para identificação das ideias-chave, através de sublinhados, e para delimitação das partes do texto.

O professor vai circulando pelos grupos e cada grupo vai expondo as partes em que dividiu o seu texto, fundamentando as suas opções. As partes identificadas pelos alunos devem ser delimitadas com cores.

  • 3.ª Etapa – Distribuição aos grupos de imagens ilustrativas de cada parte dos textos (podem ser dadas aos grupos imagens dos dois textos, sendo que os grupos terão de selecionar as que correspondem ao assunto do seu texto).
  • 4.ª Etapa – Associação de uma imagem a cada parte do texto.
  • 5.ª Etapa – Legendagem da imagem, correspondendo à síntese de cada parte do texto. (As legendas devem ser escritas em tiras de papel cenário para facilitar a apresentação de cada grupo.)
  • 6.ª Etapa – Partilha das conclusões de cada grupo (Organização das apresentações: Leitura do texto, identificação do assunto, apresentação da sequência das informações, a partir das imagens e partilha das denominações que cada grupo atribuiu às secções)
  • 7.ª Etapa – Debate em assembleia de turma para identificar a relação entre os dois textos (tema), identificar o assunto de cada texto e assunto de partes específicas dos textos lidos.
  • 8.ª Etapa – Avaliar o desempenho dos alunos com recurso a rubricas de avaliação, previamente construídas (auto e heteroavaliação).

 

D – Após a Leitura

  • Lançar o momento de trabalho de projeto. Preencher uma folha de registo coletivo contemplando: O que já sabemos sobre o tema? O que gostaríamos de saber mais? Onde podemos procurar a informação? Quem faz? Quando apresentamos?


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.