Ano de escolaridade:
2.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:
Gramática
Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Português e Estudo do Meio (25) | 2023
Palavras-chave:
adjetivo; frase; ampliação
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova Digital):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Frase
Nível de complexidade cognitiva*:
Nível 1 (inferior) - conhecer; reproduzir
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade*:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item:  Identificar uma frase ampliada com recurso a adjetivos.

Aprendizagens Essenciais (1º ano – p.12):

«consciencialização do modo como a unidade frase se organiza em torno de palavras centro por meio de atividades que impliquem:

▪ construir frases a partir de palavras como nome, verbo;

▪ ampliar frases simples associando adjetivos, determinantes, quantificadores, aos nomes»;

(2º ano – p.11): «Identificar a classe das palavras: determinante artigo, nome (próprio e comum), adjetivo, verbo, pronome pessoal e interjeição.»

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos:

Linguagens e Textos - «Os alunos dominam os códigos que os capacitam para a leitura e para a escrita (da língua materna e de línguas estrangeiras).»

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A classificação das respostas de itens de escolha múltipla é dicotómica, isto é, apenas se considera como resposta correta a seleção da opção correta.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

A sequência que se apresenta pretende ilustrar um percurso possível que parte da reflexão sobre a língua para o desenvolvimento de competências gramaticais. As produções escritas dos alunos devem constituir-se como ponto de partida para a descoberta e compreensão do modo como se organiza e funciona a língua. A escrita de texto requer aos alunos a mobilização de saberes dos subsistemas da língua (fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e pragmática), além da seleção e organização das ideias. A partir dos textos que escrevem e que trabalham numa aprendizagem cooperativa com os pares e com o professor, os alunos tomam consciência das estruturas básicas da língua.

«Ensinar gramática no 1.º ciclo visa desenvolver a consciência linguística das crianças, a qual, ao longo do percurso escolar, evoluirá para o estádio de conhecimento explícito.» in Inês Duarte, O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Linguística, DGIDC, (2008).

Exemplo de sequência de atividade:

O trabalho de aperfeiçoamento de texto deve ser feito a partir dos textos tal como os alunos os produzem, sem erros ortográficos.

- Seleção de um texto dos alunos (o texto pode ser selecionado pelo professor ou sugerido pelo seu autor).

1.ª etapa – Primeira leitura do texto, pelo professor, à turma;

2.ª etapa – Escrita ou projeção do texto no quadro;

3.ª etapa – Leitura do texto pelos alunos;

4.ª etapa – Apreciação do texto pelos alunos – emissão de opiniões, questionamento ao autor acerca do que lhes parece pouco claro ou confuso; propostas de melhoria;

5.ª etapa – Reescrita do texto, a partir das propostas, debatidas e negociadas com o autor;

6.ª etapa – Registo do texto trabalhado;

 7.ª etapa – Análise do texto trabalhado – reflexão sobre os «melhoramentos» do texto. Cabe ao professor selecionar os aspetos de coerência de conteúdo e/ou de coesão gramatical que pretende focar em cada texto trabalhado.

A sistematização das informações permite ao professor introduzir a metalinguagem gramatical e reconstituir regras do funcionamento da língua. Esta sistematização pode ser organizada por categorias e afixada na sala de aula. À medida que forem surgindo novos elementos, enriquecem-se as categorias já existentes ou criam-se novas categorias.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.