Ano de escolaridade:
2.º ano
Disciplina/área curricular:
Português
 
Domínio/Tema:
Gramática
Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Português e Estudo do Meio (25) | 2024
Palavras-chave:
classificação de palavras; verbo; frase
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova Digital):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Frase
Nível de complexidade cognitiva*:
Nível 1 (inferior) – Identificar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade*:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item:   Identificar a frase em que a palavra «ser» era um verbo.

Aprendizagens Essenciais (2º ano – p.11): Gramática - Identificar a classe das palavras: verbo; Conhecer a forma do infinitivo dos verbos.

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos: Linguagens e Textos - «Os alunos dominam os códigos que os capacitam para a leitura e para a escrita (da língua materna e de línguas estrangeiras).»

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A classificação das respostas de itens de escolha múltipla é dicotómica, isto é, apenas se considera como resposta correta a seleção da opção correta.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

A sequência que se apresenta pretende ilustrar um percurso possível que parte da reflexão sobre a língua para o desenvolvimento de competências gramaticais.

«Se o desenvolvimento da consciência linguística das crianças for encarado como reflexão sobre a língua, orientada pelo professor como uma actividade de descoberta, o aluno é convidado a adoptar métodos de trabalho característicos da investigação científica: observação de dados, detecção de regularidades, formulação de generalizações claras, teste dessas generalizações com novos dados..» in Inês Duarte, O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Linguística, DGIDC, (2008).

Exemplo de sequência de atividade:

1.ª etapa – O professor apresenta no quadro uma lista de frases, retiradas de textos elaborados pelos alunos, com palavras sublinhadas (verbos, ou nomes, ou adjetivos...);

2.ª etapa – Através de um guião fornecido pelo professor, a pares, os alunos são convidados a refletir sobre as palavras sublinhadas no contexto da frase e a registar as suas conclusões (ex.: qual o seu papel na frase, quais as palavras que a antecedem e quais as que a precedem, se as palavras mudassem de posição o que aconteceria...);

3.ª etapa – Debate e sistematização, orientados pelo professor, a partir da reflexão feita pelos pares;

4.ª etapa – Criação de um painel com a sistematização das conclusões a que a turma chegou relativamente às palavras estudadas.

A sistematização das informações permite ao professor introduzir a metalinguagem gramatical e reconstituir regras do funcionamento da língua. Esta sistematização pode ser organizada por categorias e afixada na sala de aula. À medida que forem surgindo novos elementos, enriquecem-se as categorias já existentes ou criam-se categorias.

Baseado em:

https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/Documentos/o_conhecimento_da_lingua_desenv_consciencia_linguistica.pdf


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.