Ano de escolaridade: 5.º Ano Disciplina/área curricular:
Educação Física
 
Domínio/Tema:
Patinagem - Nível Introdução
Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Educação Física (59) | 2023
Palavras-chave:

patinagem; deslizar; curvar; cócoras; contornar; equilíbrio

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Tarefa 3 – Percurso de Patinagem

Equipado com patins e capacete, coloca-te atrás da linha mais próxima do colchão e realiza o percurso seguinte, sem interrupções:

- arranca e desliza para a frente até à linha seguinte:

- desliza de cócoras entre as próximas duas linhas

- desliza para a frente e curva para contornares o cone mais distante do colchão

- contorna os próximos três cones e desliza até ao colchão

 

 

Características do Item
Tipologia:
Tarefa prática
Formato:
Exercício individual
Tipo de suportes:

Um corredor com 12 m de comprimento, delimitado por duas linhas paralelas, e uma linha final com 4 m de comprimento, marcadas no solo com fita adesiva, cones ou cordas.

Um colchão de ginástica (A), colocado transversalmente no início do corredor.

Uma linha (B), de 1 m, marcada com giz ou com fita adesiva, a uma distância de 0,5 m do colchão.

Uma linha (C), de 1 m, marcada à distância de 4 m da linha B.

Uma linha (D), de 1 m, marcada à distância de 2 m da linha C.

O cone (1) é colocado ao centro do corredor e à distância de 2 m da linha final.

O cone 2 é colocado a 4 m da linha final, e os cones 3 e 4 são alinhados com o cone 2 e  equidistantes (2 m).

O aluno inicia o percurso atrás da linha B e termina no colchão A, depois de realizar as habilidades.

Nível de complexidade cognitiva:

Nível 3 (superior) – interpretar; resolver

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item:  Em patins, realizar com coordenação global e fluidez de movimentos, percursos, jogos de perseguição ou estafetas em que se combinem habilidades:

  • Arrancar para a frente, para a esquerda e para a direita, apoiando o patim na direção desejada e impulsionando-se pela colocação do peso do corpo sobre esse apoio, coordenando a ação dos membros inferiores com a inclinação do tronco.
  • Deslizar de “cócoras”, mantendo os patins paralelos e os braços à frente, elevando-se e baixando-se sem perder o equilíbrio.
  • Curvar com os pés paralelos, à esquerda e à direita com ligeira inclinação dos pés e do tronco para o lado para onde vai virar, mantendo o equilíbrio.

Aprendizagens Essenciais |Educação Física (5º ano – p.5): PATINAGEM: Patinar com equilíbrio e segurança, ajustando as suas ações para orientar o seu deslocamento com intencionalidade e oportunidade na realização de sequências rítmicas, percursos ou jogos.

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos – Consciência e Domínio do Corpo | Raciocínio e Resolução de Problemas.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. A cada nível de desempenho corresponde um código, que não é convertível em pontos, mas identifica o referido grau de qualidade da resposta.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

Executar diferentes percursos em patins, com mudanças de direção e velocidade. Começar por ações simples, como marchar e deslizar, inclinando o tronco para a frente, fletindo ligeiramente as pernas, abrindo os braços para facilitar o equilíbrio e procurando sempre garantir a segurança durante a aprendizagem.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.