Ano de escolaridade: 5.º Ano Disciplina/área curricular:
Educação Física
 
Domínio/Tema:
Ginástica - Ginástica de solo - Nível Introdução 
Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Educação Física (59) | 2023
Palavras-chave:

cambalhota; roda; rotação; coordenação; equilíbrio

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Tarefa 2 ‒ Sequência de ginástica no solo

Realiza a sequência gímnica no solo, sem interrupções e pela ordem seguinte: cambalhota atrás, terminando com os pés juntos; meia pirueta; roda, partindo com os pés dentro do corredor, coloca alternadamente as mãos no colchão colocado transversalmente (uma mão de cada lado da linha) e termina com apoio alternado dos pés, dentro do corredor.

 

 

Características do Item
Tipologia:
Tarefa prática
Formato:
Sequência gímnica
Tipo de suportes:

Quatro colchões de ginástica (B, C, D e E), todos longitudinalmente, à exceção do colchão D, que deverá estar posicionado transversalmente.

A meio do colchão D, é marcada longitudinalmente uma linha com giz ou fita adesiva. Nos colchões C e E é marcado, ao centro, um corredor de 60 cm de largura, delimitado com giz ou fita adesiva.

Nível de complexidade cognitiva:

Nível 1 (inferior) – mostrar; realizar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item:  Realizar as destrezas elementares de acrobacia do solo em esquemas individuais aplicando os critérios de correção técnica, expressão e combinação:

  • Cambalhota à retaguarda, com repulsão dos braços na fase final e saída com os pés juntos na direção do ponto de partida.
  • Roda, com apoio alternado das mãos na cabeça do plinto (transversal), passando as pernas o mais alto possível, com receção equilibrada do outro lado em apoio alternado dos pés.

Aprendizagens Essenciais |Educação Física (5º ano – p.5): GINÁSTICA: Compor e realizar, da GINÁSTICA (Solo, Aparelhos, Rítmica), as destrezas elementares de solo, aparelhos e minitrampolim, em esquemas individuais e/ou de grupo, aplicando os critérios de correção técnica e expressão e apreciando os esquemas de acordo com esses critérios.

Áreas de Competência do Perfil do Aluno – Consciência e Domínio do Corpo | Raciocínio e Resolução de Problemas.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. A cada nível de desempenho corresponde um código, que não é convertível em pontos, mas identifica o referido grau de qualidade da resposta.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

Praticar habilidades gímnicas que envolvam rotações com auxílio do plano inclinado, meias piruetas e piruetas completas, rodando para um lado e para o outro, e habilidades que envolvam passagens por apoio invertido.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.