Ano de escolaridade: 5.º Ano Disciplina/área curricular:
Educação Física
 
Domínio/Tema:

Jogos Desportivos Coletivos - FUTEBOL - Nível Introdução

Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Educação Física (59) | 2023
Palavras-chave:

futebol; jogo 3x1; enquadrar-se; desmarcar-se; controlar a bola; passar; rematar

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

Tarefa 6 ‒ Jogo Desportivo Coletivo | Futebol

 

Para iniciar o jogo, coloca-te com os teus dois companheiros de um dos lados do campo e joga com eles para marcarem golo na baliza contrária, superando a oposição de um defesa e de um guarda-redes (GR), em cada uma das balizas (3X1).

As jogadas iniciam-se com o passe do GR mais próximo para um dos elementos da tua equipa, que joga para marcar golo na outra baliza.

O defesa coloca-se no meio-campo oposto ao início da jogada e só pode intervir defensivamente após a bola ter ultrapassado a linha de meio-campo.

Quando a tua equipa perder a bola ou marcar golo, o jogo continua, só que agora devem marcar golo na baliza do meio-campo onde iniciaste a jogada. As jogadas continuam de um meio-campo para o outro, até o professor classificador dar a tarefa por terminada.

As bolas que saem pela linha lateral pertencem à equipa atacante e são repostas com o pé no local onde a bola saiu. Não há lugar à marcação de pontapés de canto, sendo, nesse caso, a bola reposta pelo guarda-redes, e iniciando-se nova jogada.

 

 

Características do Item
Tipologia:
Tarefa prática
Formato:

Situação de exercício de futebol, com superioridade numérica dos atacantes

(3 x 1).

Tipo de suportes:

A tarefa realiza-se num campo, com dimensões aproximadas de 20 x 10 m, com 2 balizas.

A tarefa representa uma situação de exercício de futebol, com superioridade numérica dos atacantes (3x1).

Nível de complexidade cognitiva:

Nível 3 (superior) – interpretar; resolver

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Jogos Desportivos Coletivos - Futebol - Nível Introdução

Objetivo do item:   Em situação de exercício com superioridade numérica dos atacantes – 3x1 cooperar com os companheiros para dar continuidade às jogadas, adequando com eficácia as ações ao objetivo e à situação do jogo desportivo coletivo:

  • RECEBER a bola controlando-a e ENQUADRAR-SE ofensivamente, optando, conforme a leitura da situação, por: REMATAR, se tem a baliza ao seu alcance; PASSAR a um companheiro desmarcado;
  • CONDUZIR a bola na direção da baliza, para REMATAR (se, entretanto, conseguiu posição) ou PASSAR.
  • DESMARCAR-SE após passe e para se libertar do defensor, criando linhas de passe, ofensivas de apoio procurando o espaço livre. ACLARAR o espaço de penetração do jogador com a bola.
  • Na defesa, MARCAR o adversário escolhido.

Aprendizagens Essenciais (5ºano – p. 4) - Cooperar com os companheiros para o alcance do objetivo dos JOGOS DESPORTIVOS COLETIVOS (Basquetebol, Futebol, Andebol, Voleibol), desempenhando com oportunidade e correção as ações solicitadas pelas situações de jogo, aplicando a ética do jogo e as suas regras.

 

Áreas de Competência do Perfil dos Alunos – Raciocínio e Resolução de problemas. Consciência e Domínio do corpo.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. A cada nível de desempenho corresponde um código, que não é convertível em pontos, mas identifica o referido grau de qualidade da resposta.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

Realizar situações de jogo reduzido e em pequenos grupos, para compreender o modo de execução das principais ações técnicas, procurando adequá-las ao objetivo, consoante as diferentes situações do jogo. Aprender e cumprir as regras do jogo, e respeitar os companheiros e adversários.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.