Ano de escolaridade: 5.º Ano Disciplina/área curricular:
História e Geografia de Portugal
 
Domínio/Tema:
A Península Ibérica - Localização e Quadro Natural
Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de História e Geografia de Portugal (57) | 2023
Palavras-chave:

distribuição da precipitação; distribuição das altitudes; mapas hipsométricos; precipitação; hipsometria

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova digital):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:

Imagens-Mapas

Nível de complexidade cognitiva:

Nível 3 (superior) – analisar; interpretar; inferir; sintetizar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: ”Analisar e interpretar mapas”.

Aprendizagens Essenciais “Descrever e representar em mapas as principais características da geografia física (relevo, clima, hidrografia e vegetação) em Portugal e na Península Ibérica, utilizando diferentes variáveis visuais (cores e símbolos)”

Relação das AE com o PA:” Linguagens e textos; Informação e comunicação.”

Implica que os alunos sejam capazes de:

- Interpretar informação através da análise de mapas.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

De forma a promover nos alunos a capacidade de interpretar e articular a informação de diferentes mapas, pode-se:

- criar hábitos de análise e interpretação de mapas através:

- da apresentação de informação variada, cartografada em diferentes mapas e a diferentes escalas de análise;

- de situações de trabalho em grupo, em que os alunos tenham de construir os próprios mapas;

- da consulta de sites onde sejam utilizados mapas com informação variada.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.