Ano de escolaridade: 5.º Ano Disciplina/área curricular:
História e Geografia de Portugal
 
Domínio/Tema:
1383-85 - Um tempo de revolução
Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de História e Geografia de Portugal (57) | 2023
Palavras-chave:

cronologia, monarca, pretendente, comandante, legista

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova digital):


 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Ordenação
Tipo de suportes:

Tabela

Nível de complexidade cognitiva:

Nível 2 (Médio) - interpretar; relacionar; organizar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Identificar episódios e protagonistas da crise de 1383-85.

Aprendizagens Essenciais: Referir as causas políticas e sociais que desencadearam a crise de 1383-85. Identificar a crise de 1383-85 como um momento de rutura e a primeira grande crise portuguesa. Referir os aspetos mais importantes da ação do Mestre de Avis, de Nuno Álvares Pereira, de Álvaro Pais e de João das Regras. Destacar a importância das Cortes de Coimbra na legitimação do novo rei, dando início a uma nova dinastia.

Relação das AE com o PA: A - Linguagens e textos; B - Informação e comunicação; C - Raciocínio e resolução de problemas

Implica que os alunos sejam capazes de:

- Leitura e interpretação de cronologia.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

Podem ser criadas situações de aprendizagem em que os alunos, em grupo ou individualmente, tenham de:

- pesquisar informação em variados suportes com o objetivo de elaborar pequenas biografias sobre as figuras históricas presentes na cronologia;

- construir um exemplo semelhante, elaborando uma cronologia em que os personagens históricos apareceriam associados aos acontecimentos dos quais foram protagonistas.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.