Ano de escolaridade: 6.º Ano Disciplina/área curricular:
História e Geografia de Portugal
 
Domínio/Tema:

Estabelecer inter-relações entre fenómenos naturais e/ou humanos

Prova/Ano escolar:
Prova-ensaio | História e Geografia de Portugal (67) | 2025
Palavras-chave:

sedentarização; recoleção; produção; nómada

 

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova digital):

Item 2.

 

Características do Item
Tipologia:
 Completamento por seleção
Formato:

Imagens

Tipo de suportes:

Mapa e esquema de batalha

Nível de complexidade cognitiva:

Nível 2 (Médio) 

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
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        Grau de dificuldade:
 
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Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

 

Distinguir o modo de vida das comunidades recoletoras do modo de vida das comunidades agropastoris.

 

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

  

Visionamento de um filme/documentário sobre o tema.

 

Recriação histórica das duas comunidades (recoletores e agropastoris) em que grupos diferentes argumentam sobre os seus modos de vida.

 


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.