Ano de escolaridade: 6.º Ano Disciplina/área curricular:
História e Geografia de Portugal
 
Domínio/Tema:

Analisar fontes e suportes de complexidade variada para explicar fenómenos histórico-geográficos

Prova/Ano escolar:
Prova-ensaio | História e Geografia de Portugal (67) | 2025
Palavras-chave:

itinerário; orientação; pontos cardeais; Batalha de Aljubarrota

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova digital):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Ordenação
Tipo de suportes:

Mapa

Nível de complexidade cognitiva:

Nível 3 (superior) 

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
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        Grau de dificuldade:
 
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Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: ordenar o percurso do exército castelhano, no contexto da Batalha de Aljubarrota, através da análise do mapa, utilizando referentes de localização.

 

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

 

 

- Trabalho em grupo ou subgrupo em que os alunos fazem o percurso dos dois exércitos, castelhano e português, até ao local da Batalha de Aljubarrota, utilizando a App Google Maps ou Google My Maps;

 

- Trabalho de motivação ou consolidação de aprendizagens alicerçado numa visita de estudo ao centro interpretativo da Batalha de Aljubarrota.

 


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.