Ano de escolaridade: 6.º Ano Disciplina/área curricular:
História e Geografia de Portugal
 
Domínio/Tema:

 

Analisar fontes e suportes de complexidade variada para explicar fenómenos histórico-geográfico

 

Prova/Ano escolar:
Prova-ensaio | História e Geografia de Portugal (67) | 2025
Palavras-chave:

rutura, crise

 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova digital):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha Múltipla
Tipo de suportes:

Texto

Nível de complexidade cognitiva:

Nível 3 (superior) 

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
-----
        Grau de dificuldade:
 
 Fácil
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Objetivo do item: Relacionar o conceito de rutura em determinado contexto da História de Portugal.

 

Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item

 

 - Elaborar linhas temporais, identificando a escala e selecionando fatos históricos relevantes;

 

- Localizar na vida dos estudantes nas linhas temporais propostas, momentos de rutura;

 

- Comparar situações atuais com momentos históricos, para identificar permanências e mudanças, por exemplo, analisando a relação entre a insatisfação de grupos sociais no passado e suas demandas atuais.

 


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.