Ano de escolaridade:
5.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática e Ciências Naturais
 
Domínio/Tema:

Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio

Prova/Ano escolar:
Prova de aferição de Matemática e Ciências Naturais (58) | 2019
Palavras-chave:
fator abiótico; temperatura; reprodução; atividade experimental
 

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de Seleção
Formato:
Escolha Múltipla
Tipo de suportes:
Tabela com dados
Nível de complexidade cognitiva:
Nível 3 (superior) - raciocinar; criar
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

- Construir explicações científicas baseadas em conceitos e evidências científicas, obtidas através da realização de atividades práticas diversificadas – laboratoriais, de campo, de pesquisa, experimentais - planeadas para responder a problemas.

- Problematizar situações em atividades laboratoriais/experimentais.

Relação das AE com o Perfil dos Alunos (Linguagem e textos, Informação e comunicação, Raciocínio e resolução de problemas, Pensamento crítico e pensamento criativo, e Saber científico, técnico e tecnológico)

- Interpretar informação em suporte texto e tabela.

- Analisar experiências, identificando variáveis e problemas em estudo.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A classificação das respostas de itens de escolha múltipla é dicotómica, isto é, apenas se considera como resposta correta, a seleção exclusiva da opção B.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Podem ser criadas situações de aprendizagem para que os alunos, em experiências individuais e de grupo, tenham oportunidade de:

- realizar tarefas de planificação de atividades laboratoriais/experimentais;

- analisar situações experimentais, identificando os seus elementos ou dados (por exemplo, procedimento, variáveis em estudo, resultados);

- problematizar situações em atividades laboratoriais/experimentais;

- formular hipóteses face a um fenómeno ou evento;

- organizar e realizar autonomamente atividades laboratoriais/experimentais simples.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.