Ano de escolaridade:
5.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática e Ciências Naturais
 
Domínio/Tema:

Ciências Naturais: Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio;
Matemática: Números e Operações

Prova/Ano escolar:
Prova  de aferição de Matemática e Ciências Naturais (58) | 2019
Palavras-chave:
percentagem; reprodução sexuada; células sexuais

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Não aplicável
Nível de complexidade cognitiva*:
Nível 1 (inferior) - conhecer; reproduzir
 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade*:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

Ciências Naturais – Distinguir a célula sexual feminina da célula sexual masculina

Matemática – Determinar a percentagem da parte de um todo

Relação das AE com o Perfil dos Alunos (Linguagem e textos; Informação e comunicação; Raciocínio e resolução de problemas; Pensamento crítico e pensamento criativo e Saber científico, técnico e tecnológico)

- Ler e representar números nas suas diferentes representações.

- Interpretar informação, planear e executar estratégias de resolução.

- Mobilizar conhecimento científico.

- Exprimir ideias matemáticas com precisão e rigor, e justificar raciocínios, procedimentos e conclusões, recorrendo ao vocabulário e linguagem próprias da matemática.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

Os critérios de classificação apresentam-se por níveis de desempenho, em que cada nível descreve o grau de qualidade do desempenho do aluno por referência à melhor resposta esperada. A cada nível de desempenho corresponde um código, que não é convertível em pontos, mas identifica o referido grau de qualidade da resposta. Os códigos de 11 a 16 identificam desempenhos diferentes mas equivalentes. 

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Podem ser criadas situações de aprendizagem para que os alunos, em experiências individuais e de grupo, tenham oportunidade de:

  • compreender que a reprodução animal envolve a produção de células sexuais femininas e masculinas;
  • resolver problemas relativos a contextos familiares em que a fração diga respeito a uma unidade discreta;
  • · serem expostos a situações que incluam o uso das frações em diferentes sentidos;
  • recorrer a situações que lhes sejam familiares em que a percentagem seja utilizada;
  • representar números racionais não negativos na forma de fração, decimal e percentagem e estabelecer relações entre as diferentes representações.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.