Ano de escolaridade:
5.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática e Ciências Naturais
 
Domínio/Tema:

A água, o ar, as rochas e o solo – Materiais Terrestres

Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Matemática e Ciências Naturais (58) | 2022
Palavras-chave:

água, solo, atividade experimental, variável em estudo

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Figura
Nível de complexidade cognitiva*:

Nível 2 (médio) – interpretar; aplicar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade*:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

- Identificar a variável em estudo (fator que se fez variar) numa experiência simples.

- Construir explicações científicas baseadas em conceitos e evidências científicas, obtidas através da realização de atividades práticas diversificadas - laboratoriais, de campo, de pesquisa, experimentais - planeadas para responder a problemas.

Relação das AE com o Perfil dos Alunos (Linguagens e textos; Informação e comunicação; Raciocínio e resolução de problemas; Pensamento crítico e pensamento criativo e Saber cientifico, técnico e tecnológico).

- Interpretar informação relativa a uma atividade experimental, em suporte de texto e figura.

- Identificar a variável em estudo e as condições que se mantiveram constantes numa atividade experimental.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A classificação das respostas de itens de escolha múltipla é dicotómica, isto é, apenas se considera como resposta correta, a seleção exclusiva da opção A.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Podem ser criadas situações de aprendizagem para que os alunos, em experiências individuais e de grupo, tenham oportunidade de:

  • analisar atividades experimentais simples, compreendendo as principais etapas do procedimento, interpretando as figuras representativas das montagens experimentais e identificando as condições que se fizeram variar e que se mantiveram constantes;
  • realizar atividades experimentais simples, compreendendo as condições comuns e diferenciadoras de cada situação em estudo;
  • planificar experiências simples, identificando os fatores a variar e a manter constantes nas diferentes situações experimentais.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.