Ano de escolaridade:
5.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática e Ciências Naturais
 
Domínio/Tema:

Álgebra

Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Matemática e Ciências Naturais (58) | 2022
Palavras-chave:

expressões numéricas

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

Características do Item
Tipologia:
Item de seleção
Formato:
Escolha múltipla
Tipo de suportes:
Não tem
Nível de complexidade cognitiva*:

Nível 2 (médio) – interpretar; aplicar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade*:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

- Identificar expressões numéricas para representar uma dada situação.

- Reconhecer a importância do uso dos parênteses e o significado da prioridade das operações.

Relação das AE com o Perfil dos Alunos (Linguagens e textos, Informação e comunicação, Raciocínio e resolução de problemas, Pensamento crítico e pensamento criativo, e Saber cientifico, técnico e tecnológico)

- Analisar e interpretar informação no contexto dado.

- Interpretar matematicamente situações do mundo real.

- Convocar diferentes conhecimentos na identificação das expressões numéricas que traduzem uma dada situação.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

A classificação das respostas de itens de escolha múltipla é dicotómica, isto é, apenas se considera como resposta correta, a seleção exclusiva das opções A e E.

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Podem ser criadas situações de aprendizagem nas quais os alunos, em experiências individuais e de grupo, tenham oportunidade de:

  • explorar, analisar e interpretar situações de contextos variados que favoreçam o uso de expressões numéricas;
  • compor situações que possam ser representadas por uma expressão numérica;
  • conceber e aplicar estratégias diversificadas de resolução de problemas, envolvendo diferentes expressões numéricas;
  • avaliar o resultado obtido na determinação de valores desconhecidos em contexto;
  • reconhecer a correção, a diferença e a eficácia de diferentes estratégias da resolução de um problema.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.