Ano de escolaridade:
5.º ano
Disciplina/área curricular:
Matemática e Ciências Naturais
 
Domínio/Tema:

Ciências Naturais: Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio; Matemática: Números e Operações;  

Prova/Ano escolar:
Prova de Aferição de Matemática e Ciências Naturais (58) | 2022
Palavras-chave:
percentagem, regimes alimentares, características morfológicas de animais

Apresentação do Item (Clique aqui para aceder à prova em PDF):

 

 

 

Características do Item
Tipologia:
Item de construção
Formato:
Resposta restrita
Tipo de suportes:
Não tem
Nível de complexidade cognitiva*:

Nível 2 (médio) – Interpretar / Aplicar

 
Dados estatísticos
        Percentagem de acerto:
Não se aplica
        Grau de dificuldade*:
 
Não se aplica
 
Objetivos do item: o que se pretende avaliar e sua relação com as AE e o PA

- Representar números racionais não negativos na forma de fração, decimal e percentagem, e estabelecer relações entre as diferentes representações.

- Conceber e aplicar estratégias de resolução de problemas na resolução de problemas em contexto matemático e não matemático e avaliar a plausibilidade dos resultados.

- Relacionar regimes alimentares de alguns animais com o respetivo habitat, valorizando saberes de outras disciplinas.

Relação das AE com o Perfil dos Alunos (Linguagens e textos; Informação e comunicação; Raciocínio e resolução de problemas; Pensamento crítico e pensamento criativo e Saber cientifico, técnico e tecnológico)

- Analisar e interpretar informação que se encontra num enunciado.

- Reconhecer o significado de uma percentagem e mobilizá-lo num contexto dado.

- Mobilizar conhecimentos adquiridos sobre regimes alimentares e características morfológicas dos animais, na interpretação de uma nova situação.

 
Critérios de classificação (Clique aqui para aceder aos critérios de classificação em PDF):

 
Exemplos de didáticas e situações de aprendizagem a que os alunos poderiam ser sujeitos para responder corretamente ao item:

Podem ser criadas situações de aprendizagem para que os alunos, em experiências individuais e de grupo, tenham oportunidade de:

  • identificar os dados e o objetivo a alcançar no contexto apresentado, elaborar e executar uma estratégia e ainda verificar o resultado;
  • exprimir oralmente e por escrito ideias matemáticas, com precisão e rigor, e explicar e justificar os seus raciocínios;
  • utilizar diferentes representações de um número e diferentes estratégias para determinar um valor no contexto dado;
  • mobilizar conhecimentos sobre a classificação dos regimes alimentares dos animais, na interpretação de informação relativa a uma determinada espécie;
  • observar imagens de aves com diferentes regimes alimentares, identificando e discutindo as diferenças morfológicas existentes.


* Complexidade não é sinónimo de Dificuldade.
A complexidade tem a ver com o processo cognitivo que é requerido para a realização da tarefa ou do item de avaliação. É definida antes e durante o processo de construção da tarefa ou do item.
A dificuldade pode e deve ser estimada, mas só é possível determinar com exatidão depois da aplicação do instrumento/tarefa, através dos resultados obtidos.